Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
28/03
Chuva
Máx 24 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0

Obras - Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

ABC debaterá futuro da educação profissional na região

Gestores públicos, profissionais e especialistas no assunto discutirão caminhos para aperfeiçoar a oferta de cursos e atender demanda diagnosticada nas sete cidades


ABC debaterá futuro da educação profissional na região

A oferta e a demanda de cursos de qualificação profissional no ABC são temas permanentemente discutidos por instituições regionais. Para contribuir no processo de construção de um diagnóstico sobre o assunto, que irá compor, futuramente, o Plano Regional de Qualificação Profissional, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC realizam, em 2 e 3 de março, o seminário “Educação e Trabalho: uma articulação possível”.

O evento, que acontecerá no Auditório Sigma da Universidade Metodista de São Paulo (Rua Alfeu Tavares, 149 – Campus Rudge Ramos), é destinado a profissionais, especialistas e gestores do setor, além de interessados na temática. A entrada é gratuita. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio do site www.agenciagabc.com.br, pelo telefone 4433-7352 ou pelo e-mail educação.profissional@agenciagabc.com.br.

No primeiro dia de debates, a solenidade de abertura do seminário, às 8h30, contará com a participação de representantes do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e Previdência Social, além de autoridades da região. Às 10h30, o secretário de coordenação de políticas europeias de desenvolvimento, escola, formação profissional, universidade, pesquisa e trabalho do Governo de Emília Romana - Itália, Patrizio Bianchi, ministrará palestra sobre a experiência de Educação Profissional na região italiana.

A partir das 14h, o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luis Paulo Bresciani, irá moderar mesa temática sobre “Políticas Públicas de Educação Profissional”. A discussão terá a participação de Antonio Almerico Biondi Lima, do Governo da Bahia, de Naira Lisboa Franzoi, pesquisadora de Educação Profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do economista Fausto Augusto Júnior, do Dieese, e do diretor do CIESP Diadema, Donizete Duarte da Silva.

“O seminário retoma a construção de um plano regional de qualificação buscando definir prioridades e compartilhar recursos de todos os atores envolvidos com o tema. Nesse sentido, fortalece a concepção de tomarmos o trabalho e a educação como elementos centrais para o desenvolvimento regional”, afirma Bresciani.

No segundo dia, serão debatidos “contextos: demandas e desafios da educação profissional”, em mesa temática moderada pelo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco. A partir das 9h, o grupo de discussão abordará o tema, com a participação de Aguinaldo Nogueira Maciente, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do diretor técnico do SENAI SP, Ricardo Figueiredo Terra, da diretora da FAEC Diadema, professora Priscila Praxedes Garcia Branco, do secretário de Educação de São Bernardo do Campo, Paulo Dias – que representará os secretários da área nas sete cidades – e de Jerônimo de Almeida Neto, que apresentará a oferta de cursos de qualificação profissional da região.

Ao final de cada mesa temática, serão abertas perguntas ao público. Haverá a emissão de certificado aos participantes.

Serviço – Seminário regional “Educação e Trabalho: uma articulação possível”:

Data:  02 de março de 2016 (quarta-feira), das 8h30 às 17h

03 de março de 2016 (quinta-feira), a partir das 9h

Local: Auditório Sigma da Universidade Metodista de São Paulo – Rua Alfeu Tavares, 149 – Campus Rudge Ramos - São Bernardo do Campo

Inscrições: www.agenciagabc.com.br / (11) 4433-7352/ educacao.profissional@agenciagabc.com.br

 

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

378 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.