Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Saúde - Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2016

Mobilização em cidades do ABC reforça combate nacional ao mosquito da dengue

As cidades da região do ABC se uniram no último sábado (13) ao esforço nacional para eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Cada município realizou iniciativas educativas próprias, seguindo a orientação da Sala de Situação Regional, coordenada pelo Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Em Santo André, cerca de 250 técnicos das equipes de Saúde e parceiros foram às ruas, em diferentes pontos da cidade, para distribuir material educativo com orientações para evitar criadouros. Agentes fantasiados de mosquito promoveram uma dança para alertar sobre a importância da prevenção ao Aedes aegypti. Na região do Jardim Irene I, houve visitas de inspeções da Vigilância Sanitária em cerca de 1,2 mil imóveis.

Em São Bernardo do Campo, ocorreram vistorias casa a casa nos bairros Jardim Silvina, Jardim Planalto, Jardim Petroni, Nova Petrópolis e no Núcleo João de Barros. Em todos os locais, as equipes realizaram atividades educativas para reforçar a importância do cuidado permanente e distribuíram panfletos informativos. No Jardim Silvina, foi montada a “tenda dos bichos”, com representações do mosquito da dengue e de animais peçonhentos.

Em São Caetano do Sul, houve uma megaoperação no Bairro Fundação, com visitas casa a casa em mais de 4 mil imóveis residenciais e comerciais. Também foi realizada nebulização, retirada de lixo e entulho, remoção dos criadouros, desentupimentos de calhas e poda de mato no terreno da antiga Indústria Matarazzo.

Em Mauá, o Centro de Artes e Esportes Unificados, o CEU das Artes, no Parque das Américas, recebeu agentes de saúde fantasiados de mosquito. Em meio a brincadeiras e atividades esportivas, a população recebeu informações sobre como manter a casa livre de criadouros do Aedes aegypti.

Além do CEU das Artes, os cinco territórios do município foram visitados por equipes da saúde. Os agentes passaram pelos bairros Vila Assis, Jardim Primavera, Morro do Macuco, Jardim Zaíra, Morro do Careca, Jardim Feital​, Jardim São João, Jardim Santista, Núcleo Cincinato Braga e Jardim Miranda.

Ribeirão Pires contou com ações em todo o fim de semana. No sábado, agentes percorram áreas próximas ao Hospital Ribeirão Pires, do Jardim Serrano e da Praça da Bíblia, seguindo para o Centro da cidade. Houve distribuição de folhetos e orientação aos moradores sobre como eliminar os criadouros do mosquito. No domingo, as equipes atuaram no Terminal Rodoviário, com atividade de mobilização social, distribuição de panfletos e exposição de amostras do ciclo da vida do mosquito.

Ação regional

Devido à convocação das sete cidades para participar do movimento nacional de conscientização neste sábado (13), a segunda ação deste ano da Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue, inicialmente cogitada para 27 de fevereiro, será adiada. A iniciativa, organizada pelo Consórcio Intermunicipal, desta vez ocorrerá na área limítrofe entre Mauá, Santo André e São Paulo. A data deve ser definida na próxima assembleia mensal de prefeitos.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14