Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Saúde - Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2016

Nota de esclarecimento

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC esclarece que as cidades do ABC estão rigorosamente cumprindo a sua parte no pacto estabelecido para o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A entidade iniciou ações regionais de combate ao mosquito da dengue em setembro do ano passado e conta com um plano de contingência contra o Aedes aegypti desde o final do ano. Em dezembro, foi criada a Sala de Situação Regional que se reúne semanalmente para definir as estratégias para enfrentamento do problema.

Vale lembrar que o Plano de Vigilância, Prevenção e Controle da Dengue do Estado de São Paulo 2014–2015 estabelece que cabe às cidades dar assistência à população e coletar exames. Mas o Estado é responsável pela realização dos testes para que as cidades direcionem equipes de Saúde às áreas com maior incidência de casos confirmados da doença. De acordo com o tópico B1 do item V do documento: “Os exames deverão ser realizados pelos laboratórios da Rede Estadual de Laboratórios de Dengue, coordenada pelo Instituto Adolfo Lutz...”

Desta forma, as prefeituras dependem do Adolfo Lutz para receber os resultados da sorologia dos exames. Não cabe aos municípios alterar as atribuições estabelecidas neste acordo. Devido à falta de confirmação dos casos, o trabalho das equipes que realizam nebulização e bloqueios no combate à dengue, entre outras ações, é realizado em uma área mais extensa.

Quando há a consolidação dos casos confirmados, as ações podem ser mais intensas e precisas. Ainda assim, o atendimento aos pacientes tem sido realizado normalmente desde a primeira suspeita. Os municípios estão realizando o seu papel dentro desse acordo e aguardam os resultados das sorologias para melhor planejar suas ações.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 18:56:20