Sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Saúde - Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2016

Cidades do ABC integram ação nacional contra o Aedes aegypti neste sábado (13)

Municípios participarão de iniciativa convocada pelo Ministério da Saúde

Cidades do ABC integram ação nacional contra o Aedes aegypti neste sábado (13)

Os municípios da região do ABC vão realizar, neste sábado (13), ações de conscientização como parte do mutirão nacional de combate ao Aedes aegypti. Cada cidade promoverá iniciativas educativas próprias, integrando o esforço nacional para eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zikavírus e febre chikungunya. Os preparativos foram discutidos nesta quinta-feira (11), durante reunião da Sala de Situação Regional que tem à frente o Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

“Estão previstas atividades educativas nos bairros mais centrais e visitas casa a casa em regiões prioritárias, incluindo a participação de parceiros como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, líderes comunitários e religiosos”, informou Homero Nepomuceno Duarte, coordenador do GT e secretário de Saúde de Santo André. As ações serão iniciadas às 8h e devem se estender pelo menos até as 13h, dependendo da cidade.

Já estão definidos os locais que receberão atividades em cinco das sete cidades. Em Santo André, serão realizadas ações educativas de mobilização social na Rua Cel. Oliveira Lima, na região central, com tendas de exposição do ciclo evolutivo do mosquito, demonstração de recipientes que podem se transformar em criadouros, orientações de agentes da Vigilância Ambiental em Saúde à população e apresentação de dança temática com agentes fantasiados de mosquitos.

Tendas e ações de conscientização ocorrerão também na Praça da Vila Luzita, próximo ao terminal, no final da Rua São Bernardo. Também na região do Jardim Irene I será realizado mutirão casa a casa com participação de agentes de Vigilância Ambiental e Comunitários de Saúde, além da Defesa Civil (NUPDEC), Corpo de Bombeiros e Departamento de Varrição do Semasa. Um carro de som fará divulgação de mensagem da campanha de combate ao mosquito.

Em São Bernardo do Campo, equipes técnicas realizarão visitas casa a casa na Rua Cincinato Braga e na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, do bairro Planalto; nas ruas Itatiba e Salvador Arena, do Jardim Petroni; e na Rua Ernesto Pelosini, de Nova Petrópolis. No Núcleo João de Barro, haverá capinação e varrição de ruas.

A cidade terá ainda a tenda dos bichos no Prédio Manacás, montada no Residencial Ponto Alto, no bairro Jardim Silvina. O local contará com carro de som e agentes fantasiados de mosquito. As iniciativas serão realizadas em conjunto com as secretarias de Habitação e de Serviços Urbanos.

Em São Caetano do Sul, os trabalhos estarão concentrados no bairro Fundação. Serão realizadas visitas casa a casa em imóveis residenciais e comerciais, além da retirada de lixo, poda de mato e, se necessário, nebulização no terreno da indústria Matarazzo. Os esforços contarão com a participação da Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, do Centro Integrado de Vigilância à Saúde (Civisa) e equipes das secretarias municipais, além de voluntários.

Em Mauá estão programadas ações de rua em vários pontos da cidade, bem como um mutirão e “arrastão” concentrado no Jardim Zaíra, com visita a residências e comércios. Além disso, as equipes de Saúde e parceiros participarão de um evento esportivo no Centro de Artes e Esportes Unificados, o CEU das Artes, no Parque das Américas, entre 9h e 15h, com atividades de conscientização da população.

Já em Ribeirão Pires as ações acontecerão durante todo o final de semana. No sábado (13), o mutirão contará com a participação de agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde e equipes da Defesa Civil, que percorrerão áreas próximas ao Hospital Ribeirão Pires distribuindo folhetos,  verificando a presença de criadouros e orientando os moradores para a sua eliminação. Agentes comunitários de Saúde do Jardim Guanabara percorrerão as residências do Jardim Serrano e os demais agentes se concentrarão na Praça da Bíblia, seguindo para o Centro.

No domingo (14), as equipes estarão no Terminal Rodoviário, com atividade de mobilização social, distribuição de panfletos e exposição de amostras do ciclo da vida do mosquito.

Ação regional

Devido à convocação das sete cidades para participar do movimento nacional de conscientização neste sábado (13), a segunda ação deste ano da Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue, inicialmente cogitada para o dia 27 de fevereiro, será adiada. A iniciativa, organizada pelo Consórcio Intermunicipal, desta vez ocorrerá na área limítrofe entre Mauá, Santo André e São Paulo. “Em função das atividades municipais teremos de adiar o mutirão regional, provavelmente para a primeira quinzena de março. A data deve ser definida na próxima assembleia mensal de prefeitos”, disse o coordenador do GT Saúde, Homero Duarte.

Mobilização nacional

Para o mutirão nacional, o Governo Federal anunciou que vai mobilizar 220 mil militares das Forças Armadas, com o objetivo de visitar 3 milhões de residências, em 356 municípios. O ABC não está entre as regiões críticas em casos da doença, por isso as sete cidades não foram incluídas nas ações com tropas federais. “O ABC vem conseguindo gerenciar os casos de dengue, por isso não foi incluído entre as cidades que receberão militares”, destacou o coordenador do GT Saúde, Homero Duarte.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38