Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Segunda-feira, 01 de Fevereiro de 2016

Prefeitos farão novas reuniões com DAEE e Sabesp sobre piscinões e transposição da Billings

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoverá, ainda neste mês, novas reuniões com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para discutir a manutenção dos piscinões e a situação das obras de transposição de água da Represa Billings para o Sistema Alto Tiête, no trecho de Ribeirão Pires. Os encontros, com o superintendente do DAEE, Ricardo Borsari, e com o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, foram anunciados pelo presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, durante a 71ª Assembleia Geral da entidade, realizada nesta segunda-feira (1º).

Apesar de o DAEE, órgão ligado à Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, ter se comprometido a limpar os 19 piscinões da região, o Consórcio vem cobrando, desde novembro do ano passado, a limpeza dos equipamentos e o desassoreamento de córregos da região. Este ano, os trabalhos foram iniciados apenas no piscinão do Jardim Capuava (Reservatório Rt3 Petrobras Capuava), em Mauá.

A nova reunião tratará da resolução dos serviços de limpeza e manutenção dos reservatórios. “É preciso ver com o DAEE a necessidade de um prazo para a limpeza e se é necessária uma colaboração temporal das administrações municipais. Tudo isso precisa ser discutido com o Governo do Estado, que assumiu esse papel”, declarou Marinho.

No entanto, o contrato estadual com o DAEE, firmado em situação emergencial, apresenta algumas dificuldades. “A limpeza de piscinão é feita a partir de determinado momento. A rigor, deveria ser feita a cada período de chuva, mas o contrato emergencial não dá conta dessa necessidade”, explicou o presidente do Consórcio.

Marinho afirmou que a questão dos piscinões deve constar do Plano Regional de Macro e Microdrenagem, estudo contratado pelo Consórcio com previsão de conclusão até março. “A expectativa é que o estudo dê conta da necessidade de cada cidade, de forma a criar condições para que elas possam realizar as obras no tempo indicado. Com isso, poderão ter melhores condições para se planejarem individualmente e também em nível regional”, disse.

Sabesp

No encontro mensal, os prefeitos analisaram também a situação das obras de transposição de água da Represa Billings para o Sistema Alto Tietê, no trecho de Ribeirão Pires. Vistorias promovidas pelo Consórcio constataram que foram realizadas intervenções para reduzir a velocidade de escoamento da água, diminuindo o risco de enchentes. O tema voltará a ser discutido com a Sabesp neste mês.

O presidente do Consórcio informou ainda que a negociação com a Sabesp para a realização das obras em Ribeirão Pires necessita de novas tratativas para sinalização de segurança no local, como a instalação de alambrado e placas, por ser uma via de movimentação, inclusive de crianças em horário escolar.

O problema das obras planejadas para amenizar os efeitos da crise hídrica não será o único ponto de pauta do encontro. “Além da transposição da Billings, a reunião com a Sabesp tratará também dos problemas de abastecimento de água reclamados pelos municípios”, afirmou Marinho.

Emprego

A pauta da assembleia também incluiu os indicadores de retomada na indústria de transformação do ABC nos últimos meses de 2015, apesar da eliminação de postos de trabalho no total do ano. “A criação de 41 mil novas vagas no segmento metal-mecânica indica uma recuperação. A indústria de transformação pode ser um sinal de uma situação melhor”, disse o técnico da Fundação Seade, Alexandre Loloian, com base nos dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela entidade e pelo Dieese, em parceria com o Consórcio.

“Historicamente, quando há um período de crise econômica, a região do ABC sofre antes, mas da mesma forma que isso acontece, os sinais de retomada da economia são apresentados primeiro”, afirmou o presidente do Consórcio, ressaltando a retomada no processo de contratação do segmento na região metropolitana de São Paulo, com crescimento de 2,5%, e na região ABC 15%, entre novembro e dezembro.

Diante deste cenário, Marinho acredita que a melhora pode ocorrer em um período menor de tempo do que poderia ser previsto. “É a primeira sinalização de um possível processo de retomada no cenário econômico, o que é muito positivo. A minha expectativa era outra, de que a retomada acontecesse em abril deste ano”, afirmou.

Plano Diretor

Durante o encontro foi apresentado aos prefeitos o andamento dos trabalhos do Plano Diretor Regional, elaborado em convênio com a Universidade Federal do ABC (UFABC) e acompanhado pelo Comitê de Programa Planejamento Urbano e Habitação do Consórcio. “Os trabalhos foram iniciados em outubro, e tivemos um diagnóstico preliminar em 14 de dezembro. Em julho, vamos organizar um seminário internacional sobre o tema”, explicou Jeroen Klink, coordenador geral do projeto pela Universidade. Entre os benefícios que serão gerados pelo Plano Diretor Regional, o professor da UFABC listou a diversificação da economia da região, a melhor administração das áreas de mananciais e a promoção de uma governança compartilhada.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 18:56:20