Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Chuvas Isoladas
Máx 24 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0

Saúde - Segunda-feira, 01 de Fevereiro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio programa mais duas ações regionais de combate ao mosquito da dengue

Entidade cobrará do governo do Estado mais agilidade na confirmação de casos suspeitos já notificados


Consórcio programa mais duas ações regionais de combate ao mosquito da dengue

Os prefeitos do ABC definiram na assembleia mensal ocorrida hoje (1º), no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a realização de duas novas mobilizações para o combate aos criadouros do mosquito da dengue em regiões de divisa dos municípios. A primeira delas será realizada provavelmente no último sábado de fevereiro (27), na área limítrofe entre Mauá, Santo André e São Paulo. Outra ação também deve ocorrer nas divisas de Diadema, São Bernardo do Campo e São Paulo. Também serão reforçadas as tratativas para um maior envolvimento das equipes de Saúde da Capital, por conta da existência de pontos críticos de ocorrência de casos da doença nos bairros paulistanos vizinhos ao ABC.

“Mais dois grandes eventos, como o do último sábado (30), estão sendo programados. A intenção é aproximar a região do município de São Paulo nos próximos atos, para aumentar o alcance e cobertura da campanha e eliminar, cada vez mais, os focos do mosquito”, disse o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. O prefeito lembrou a repercussão positiva da mobilização ocorrida no último sábado (30), na chamada tríplice fronteira, na divisa entre Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, onde mais de 400 agentes realizaram ações educativas e lúdicas, além de vistorias casa a casa. Na mesma atividade, uma carreata chamou a atenção da população nas proximidades da feira-livre do bairro Rudge Ramos.

O presidente do Consórcio alertou também para a necessidade de a Secretaria de Estado da Saúde agilizar os exames do Instituto Adolfo Lutz para confirmação dos casos suspeitos encaminhados pelos municípios ao Grupo de Vigilância Epidemiológica – Região do ABC (GVE 7). Embora o balanço regional aponte 495 casos suspeitos até a 3ª semana epidemiológica (21 de janeiro), as sorologias a cargo da Saúde estadual estão demorando mais do que os dez dias previstos para a confirmação de casos, até agora restritos à primeira semana e, ainda assim, parciais.

“Temos uma fragilidade quanto aos dados de dengue. Precisamos pressionar para o Adolfo Lutz responder às notificações, para que os municípios possam planejar suas ações conforme as áreas de maior incidência de casos”, disse Luiz Marinho.

Para o prefeito, as campanhas na mídia e o fato de a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya estarem no noticiário nacional e internacional impactou também na reação das pessoas diante da gravidade da situação, especialmente o aumento dos casos de microcefalia associados ao zika vírus. Segundo ele, os moradores dos bairros passaram a interagir melhor com as equipes de Saúde.

“Eu creio que esse ano haverá uma curva de mudança de comportamento da população para com o problema da dengue. Esse é um efeito positivo e nós temos trabalhado de forma permanente com a Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue, desde o ano passado, com a ação de setembro, em Diadema”, disse Marinho, citando o primeiro ato regional realizado pelo Consórcio e a campanha lançada pelos prefeitos em dezembro.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

333 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 18/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.