Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Domi
25/02
Chuva
Máx 26 °C
Min 21 °C
Índice UV
12.0
Segu
26/02
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 20 °C
Índice UV
12.0
Terç
27/02
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 19 °C
Índice UV
12.0
Quar
28/02
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 23 °C
Índice UV
12.0

Obras - Sexta-feira, 29 de Janeiro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio realiza neste sábado (30) ação regional de combate ao mosquito da dengue

“ABC contra o Aedes” ocorre, a partir das 9h, com tendas de atendimento à população, materiais educativos e lúdicos


Consórcio realiza neste sábado (30) ação regional de combate ao mosquito da dengue

O Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em parceria com as equipes técnicas das sete prefeituras e representantes da sociedade civil promovem neste sábado (30), a partir das 9h, o ato “ABC contra oAedes”. O objetivo da ação integrada entre as cidades é orientar a população sobre como localizar e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor também do zika vírus e da febre chikungunya.

A primeira atividade de 2016, que faz parte da Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue, envolverá equipes da Saúde e Vigilância Sanitária, Defesas Civis Municipais e Estadual, Segurança Urbana, Corpo de Bombeiros, União dos Escoteiros do Brasil/SP, lideranças comunitárias e religiosas, entre outros segmentos representativos da sociedade.

A concentração das equipes acontecerá na Rua Afonsina, no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, no cruzamento com a Rua Ida Leone Cleto, nas proximidades da feira-livre que ocorre aos sábados no bairro. A iniciativa contará com tendas de atendimento à população com amostras das larvas e do mosquito adulto, maquetes, materiais educativos e lúdicos e personagens fantasiados. Haverá distribuição de informativos da campanha nas tendas de atendimento e ao longo do percurso de uma carreata que percorrerá as ruas próximas.

Além desta ação, já está programada outra atividade regional de impacto para a segunda quinzena de fevereiro. As equipes percorrerão casas, comércios e feiras livres da região escolhida, conscientizando a população. Em março, a ação coincidirá com o “Dia D” de combate à dengue, organizado pelo Ministério da Saúde. Para abril, também está previsto novo ato regional.

A campanha do Consórcio tem como objetivo principal ampliar a participação da população, uma vez que os focos do mosquito Aedes aegypti estão concentrados dentro das residências. Levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Santo André, que vem sendo apontado como parâmetro para os demais municípios da região, indica que 43% dos criadouros do mosquito estão em vasos e jardins, enquanto outros 32% em materiais inservíveis, como garrafas pet e tampas de refrigerantes. Outros 13% dos criadouros estão em recipientes não removíveis, como caixas d’água; enquanto 7% se concentram em telhados e coberturas e 5% acumulados em materiais de construção.

Desde dezembro, o Consórcio tem promovido a conscientização sobre a importância do combate ao mosquito e divulgado o slogan: “Combater os focos da dengue está em suas mãos”. Grafites de artistas das sete cidades foram transformados em outdoors e busdoors; anúncios foram publicados na mídia impressa e, nas redes sociais, poststrouxeram orientações para os cidadãos.

Balanço

Dados apurados pela Sala de Situação Regional para o Combate ao Mosquito da Dengue, criada em dezembro pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e coordenada pelo Grupo de Trabalho Saúde da entidade, mostram aumento no número de casos suspeitos da doença até a terceira semana epidemiológica, encerrada em 21 de janeiro. O balanço aponta um crescimento de aproximadamente 16% na comparação com os casos de 2015, contabilizando 495 casos suspeitos este ano, contra 426 casos no mesmo período do ano passado.

O levantamento também indica dois casos autóctones (contraídos no próprio município), em Mauá e São Caetano do Sul, mas ainda aguardando confirmação. O número é menor que o registrado entre 1º e 21 de janeiro de 2015, quando a região somou 10 casos autóctones. Os dados foram coletados com as sete cidades e repassados ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE7), da Secretaria de Estado da Saúde.

Instituída para acompanhamento da situação no ABC e planejamento das ações de mobilização contra o Aedes aegyptina região, a Sala de Situação Regional se reúne semanalmente sob a coordenação do GT Saúde e alimenta as decisões da Campanha do Consórcio.
 

Comparativos de casos suspeitos de dengue

Acumulado do ano até a terceira semana epidemiológica (21 de janeiro) –  2015/2016
 

Município

2015

2016 *

Diadema

109

**24

Mauá

26

79

Ribeirão Pires

6

30

Rio Grande da Serra

0

2

Santo André

62

73

São Bernardo do Campo

205

251

São Caetano do Sul

18

36

TOTAL

426

495

Fonte: Dados dos municípios / Grupo de Vigilância Epidemiológica – Região do ABC (GVE 7), da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

* Dados parciais sujeitos a alterações conforme notificações dos municípios

** Município não informou dados da 2ª e 3ª semanas

 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

402 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 23/02/2024

Portal atualizado em: 26/02/2024 11:31:08

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.