Quinta-feira, 18 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Desenvolvimento Econômico - Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2016

Consórcio sedia debate entre contabilistas das sete cidades

Grupo formado por gestores públicos, entidades representativas e profissionais da área, planeja ações estratégicas para aprimorar serviço prestado às empresas do ABC

Consórcio sedia debate entre contabilistas das sete cidades

1Nesta segunda-feira, dia 18, gestores públicos, entidades e profissionais de contabilidade da região, reunidos no auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, discutiram demandas do setor. Durante o primeiro encontro do grupo, mobilizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, foram listadas as principais dificuldades e medidas que podem contribuir para agilizar os serviços contábeis prestados às empresas nas sete cidades.

Na lista de entraves relacionados pelos escritórios de contabilidade estão falhas no sistema de Escrituração Eletrônica com Controle de Gestão do ISSQN utilizado pelos técnicos da área e pelas Prefeituras. A necessidade de integração dos setores das administrações municipais para dinamizar procedimentos, da aproximação entre contabilidades e gestores públicos e da revisão e atualização das legislações tributárias municipais também foram mencionadas.

“Questões relacionadas à legislação travam alguns procedimentos que ajudam as empresas a faturar”, afirmou José Carlos Testa, delegado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de Santo André. Um dos exemplos é a dificuldade enfrentada por empresas para a liberação de certidões necessárias à participação em concorrências públicas, causada, em alguns casos, pela burocracia da legislação.

José Cardoso da Silva, representante da Associação das Empresas de Serviços Contábeis (AESCON) do Grande ABC, avaliou positivamente a abertura de diálogo entre os profissionais na região. “Faltava para nós o relacionamento com órgãos públicos. Temos muitas demandas, mas precisamos pautar os assuntos. Estamos criando aqui mais um canal para isso”, declarou.

A partir da reunião desta segunda-feira, os participantes irão levantar as demandas dos escritórios de contabilidade e estabelecer quais são as prioridades. O grupo, que se encontrará periodicamente durante o ano, traçará medidas que deverão ser adotadas em curto, médio e longo prazo. Essas ações serão apresentadas, nos próximos meses, ao Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Econômico, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, para envolver as administrações municipais no debate e na resolução dos entraves diagnosticados.

Para o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco, essas medidas poderão contribuir para o crescimento de empresas da região, especialmente micro e pequenas. “Precisamos pensar que as soluções dessas demandas auxiliam as empresas e, consequentemente, contribuem para aumentar a receita dos municípios. Trabalhamos todos com o mesmo objetivo”, observou.

Participaram do primeiro encontro entre contabilistas e órgãos públicos representantes do Conselho Regional de Contabilidade de São Bernardo do Campo, de São Caetano do Sul e de Santo André, do Sindicato das Empresas de Serviços Contáveis e do Sindicato dos Contabilistas de Santo André, além de gestores da Prefeitura de Santo André, e da Agência de Desenvolvimento Econômico GABC.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 17/07/2024 17:21:35