.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Balanço da primeira semana do ano aponta redução de casos suspeitos de dengue no ABC

Comparação com números registrados em 2015 apresenta queda de aproximadamente 47%


Balanço da primeira semana do ano aponta redução de casos suspeitos de dengue no ABC

A Sala de Situação Regional para o Combate ao Mosquito da Dengue, criada em dezembro pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e coordenada pelo Grupo de Trabalho Saúde da entidade, fechou nesta quinta-feira (14) o balanço dos casos suspeitos da doença na região com números positivos para os primeiros sete dias do ano. Os dados coletados com as sete cidades e já repassados ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE7), da Secretaria de Estado da Saúde, mostram uma queda a quase metade no número de pacientes com suspeita de dengue (47%).

O coordenador do GT Saúde do Consórcio e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, avalia com cautela o panorama inicial detectado. “Já passamos a primeira semana epidemiológica do ano, que considera o período comparativo de 1 a 7 de janeiro de cada ano. tivemos um número menor de suspeitos em comparação ao ano passado. Sabemos, por informações de outros municípios, que há cidades em que ocorreu justamente o inverso, com maior número de casos este ano, mas não podemos reduzir a mobilização, pois a dengue é explosiva e deve ser combatida diariamente”, afirma.

Na análise por cidade, o município com maior número de casos suspeitos em 2015, São Bernardo do Campo, apresentou queda de 70% em relação a 2016 (de 70 para 21 casos), seguido por Diadema, onde a redução foi de 48% (de 46 para 24 casos).

Instituída para acompanhamento da situação no ABC e planejamento das ações de mobilização contra o Aedes aegyptina região, a Sala de Situação Regional se reúne semanalmente com a coordenação do GT Saúde e alimenta as decisões do Consórcio como parte da Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue, lançada na assembleia mensal de prefeitos de dezembro.

Além de campanha publicitária e divulgação pelas redes sociais, estão previstas mobilizações de impacto nas divisas das sete cidades, para conscientização da população sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

A primeira ação regional deste ano acontecerá no dia 30, a partir das 9h, na “tríplice fronteira”, área entre os limites de São Bernardo do Campo (Rudge Ramos, Vila Vivaldi), Santo André (Vila Palmares, Sacadura Cabral) e São Caetano do Sul (bairros Mauá e Santa Maria). A atividade envolverá equipes da Saúde, Defesa Civil, Segurança Urbana, Corpo de Bombeiros, União dos Escoteiros, lideranças comunitárias e outros segmentos da sociedade civil organizada.

Comparativos de casos suspeitos de dengue

Primeira semana epidemiológica – 01 a 07/01 – 2015 / 2016
 

Município

2015

2016

Diadema

46

24

Mauá

7

7

Ribeirão Pires

4

11

Rio Grande da Serra

0

0

Santo André

22

18

São Bernardo do Campo

70

21

São Caetano do Sul

4

0

TOTAL

153

81

Fonte: Dados dos municípios / Grupo de Vigilância   Epidemiológica – Região do ABC (GVE 7), da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

548 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.