Sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2016

Defesa Civil do Estado se incorpora às ações de combate ao mosquito da dengue na região

Representante do governo do Estado se surpreende com Sala de Situação Regional de Combate ao Aedes aegypti já estruturada no ABC

A região do ABC já possui, desde dezembro, uma Sala de Situação Regional de Combate ao Aedes aegypti, medida que vem sendo sugerida pela Defesa Civil do Estado a todos os municípios paulistas, seguindo orientação do “Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia” e do “Plano Estadual de Combate ao Vetor Transmissor das Doenças Causadas pelo Arbovirus”. O Subdiretor da Defesa Civil do Estado, Major Marcos de Paula Barreto, esteve nesta quinta-feira (14), na sede do Consórcio para apresentar as ações estaduais previstas e manifestou apoio à primeira atividade da Campanha Regional desenvolvida pelo Consórcio, marcada para o dia 30 de janeiro, na divisa dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

“É importante o envolvimento dos diversos órgãos no combate ao mosquito. Todos devem trabalhar juntos, em ações integradas”, declarou após o encontro, que contou com a presença de representantes dos Grupos de Trabalho Saúde e Defesa Civil do Consórcio, Corpo de Bombeiros e União dos Escoteiros do Brasil/SP. Reuniões ampliadas desses grupos e de outros representantes da sociedade civil organizada vem sendo realizadas na entidade para ampliar a mobilização da Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue lançada oficialmente na assembleia mensal dos prefeitos de dezembro.

“A ação do Consórcio, através de campanha publicitária e dos mutirões é muito importante. Não só para a região ABC, já que há ligação dos municípios com a capital e Região Metropolitana. O mosquito não vê fronteiras e as ações de combate são essenciais”, afirmou Homero Nepomuceno Duarte, coordenador do Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio. A primeira ação nas divisas acontecerá no dia 30, a partir das 9h, na “tríplice fronteira”, como é chamada a área que compreende os limites entre São Bernardo do Campo (Rudge Ramos, Vila Vivaldi), Santo André (Vila Palmares, Sacadura Cabral) e São Caetano do Sul (bairro Mauá, Santa Maria).

O encontro no Consórcio foi agendado a pedido do o Secretário Estadual de Defesa Civil, Coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, que soube da mobilização da entidade para promover ações regionais de combate à dengue e manifestou interesse em apresentar as ações do Estado sobre o mesmo tema.

Por conta de graves ocorrências causadas pelas chuvas no Interior do Estado o secretário foi representado na visita ao Consórcio pelo Subdiretor estadual, Major De Paula, responsável pela apresentação do Sistema de Coordenação e Controle para intensificar o combate ao mosquito, que consiste na atuação de uma Sala Nacional, das Salas Estaduais/Distritais e das Salas Municipais, que executarão as ações. A situação do ABC demonstra avanço em relação a outras regiões, uma vez que a Sala da Situação Regional já vem reunindo técnicos das áreas de Saúde das sete cidades, que acompanham os casos suspeitos e confirmados de dengue, zika vírus e febre chikungunya, e também mantém encontros com a Saúde estadual.

“Essa é uma ação de toda a sociedade”, afirmou o Major De Paula, lembrando que dos 645 municípios do Estado, 612 se encontram infestados pelo Aedes aegypti. O Subdiretor da Defesa Civil estadual ressaltou que a coordenação das atividades será das equipes de Saúde, com participação das Defesas Civis e apoio das áreas de Segurança, o que poderá incluir Exército, PM e GCM para garantir a segurança dos agentes fiscalizadores no combate aos criadouros do mosquito. Além disso, haverá mobilização para o engajamento de todos os segmentos da sociedade, incluindo lideranças comunitárias e religiosas.

Para a coordenadora do Grupo de Trabalho Defesa Civil do Consórcio, Débora Diogo, o encontro reforça as iniciativas que já vem sendo desenvolvidas na região. “Tudo que for para prevenir e proteger a população contará com a participação das defesas civis municipais”, disse. Para o coordenador do GT Saúde, Homero Duarte, o reforço da Defesa Civil estadual é bem-vindo. “Essa campanha inicia o ano com muito entusiasmo e esforço. A região tem problemas, mas busca a integração e o Consórcio tem esse papel de unir as cidades nessas discussões, sem tirar a autonomia delas”, destacou.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 17:01:44