Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Cultura - Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2015

Desafios do Consórcio marcam a comemoração dos 25 anos

Aniversário da entidade regional reuniu líderes de várias épocas no Teatro Municipal de Santo André

Desafios do Consórcio marcam a comemoração dos 25 anos

Os desafios do Consórcio Intrermunicipal Grande ABC para o futuro, como articulador regional, e seu papel no cenário metropolitano, foram destacados na noite desta quinta-feira (17), durante a cerimônia de comemoração dos 25 anos da entidade. Prefeitos e ex-prefeitos da região estiveram no evento, que ocorreu na noite desta quinta-feira (17), no Teatro Municipal de Santo André. Autoridades ligadas aos governos federal e estadual também compareceram à festa. O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, esteve no Teatro para cumprimentar os prefeitos.

O secretário executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, abriu o evento com um resgate histórico da integração entre as sete cidades, dos principais personagens da entidade desde 1990 e projetou um protagonismo maior do Consórcio no futuro: “Cabe agora consolidarmos essa entidade apoiando também os inúmeros consórcios públicos espalhados pelo país, para que se possa trabalhar de forma integrada na transformação dos territórios em que atuam, para que tenhamos uma governança muito mais efetiva e democrática, especialmente nas regiões metropolitanas, como é o caso da Grande São Paulo”, pontuou

O membro do Conselho Consultivo do Consórcio representando a Universidade Federal do ABC, Jeroen Klink, também chamou a atenção para o papel da entidade no futuro da Grande São Paulo. “Esse Consórcio vai servir de referência para a articulação metropolitana em São Paulo. Em vários aspectos, nossa experiência é um exemplo para outras regiões consorciadas, que hoje estão atentas à questão do Plano Diretor integrado, previsto no Estatuto da Metrópole”.

O presidente da entidade regional e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou a importância do Consórcio na solução de problemas que ultrapassam as divisas de cada cidade. “Questões como drenagem e mobilidade urbana, entre outras, só podem ser discutidas regionalmente, como fazemos no Consórcio. Nos movimentamos pela região e não percebemos onde termina uma cidade e começa a cidade vizinha. Por isso é muito gratificante participar das ações do Consórcio. Temos hoje o maior plano de mobilidade do país, e ele só saiu do papel por causa da nossa força de articulação conjunta”, disse.

O vice-presidente da entidade e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, enfatizou o papel do Consórcio para o futuro, não apenas do ABC, mas de toda a região metropolitana de São Paulo. “Construímos muito em 25 anos, mas podemos avançar mais. Vamos articular soluções junto à capital e às demais cidades da região metropolitana, que nos vêem como exemplo de entidade regional. É preciso ter coragem para enfrentar os desafios. Na questão da mobilidade, por exemplo: será que no ABC cabe uma companhia de trânsito para cada cidade, ou deveríamos ter uma única instância para toda a região?” exemplificou.

Foto: Diego Barros/PSA

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024