Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2015

Comemoração dos 25 anos vai homenagear ex-presidentes do Consórcio nesta noite

Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e outros representantes dos governos federal e estadual confirmam presença

Comemoração dos 25 anos vai homenagear ex-presidentes do Consórcio nesta noite

O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, prestigiará a cerimônia de comemoração dos 25 anos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que ocorrerá nesta quinta-feira (17), a partir das 19h, no Teatro Municipal de Santo André. Outros membros do governo federal, além de autoridades estaduais, deputados e vereadores, empresários e representantes da sociedade civil, também confirmaram presença. Os sete prefeitos atuais do ABC, além de vários ex-prefeitos, participarão do evento. Haverá homenagens para todos os 16 ex-presidentes, sendo quatro in memorian, entre eles o idealizador da entidade, Celso Daniel.

Durante a cerimônia, o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, apresentará um balanço dos principais projetos iniciados em 2015 e dos desafios que a entidade regional enfrentará como prioritários para 2016. A continuidade da Campanha Travessia Segura e do Plano Regional de Assistência Mútua (PRAM), a elaboração dos planos regionais de Drenagem e Resíduos Sólidos, e a atualização das cartas geotécnicas para gestão de riscos estão entre as ações destacadas.

Também entre os desafios figuram a consolidação do Centro Regional de Formação m Segurança Urbana entregue no último dia 14, a intensificação da Campanha Regional contra a dengue, zika vírus e febre chikungunya, o Plano Regional de Melhoria da Educação e a implantação do Observatório Regional de Políticas Públicas.

Imagens marcantes

Ao chegarem ao Teatro, os convidados passarão por um túnel composto por painéis com imagens históricas da região e textos que relatam as principais conquistas do Consórcio para o ABC. Imagens de períodos marcantes da entidade serão exibidas ao longo do evento.

A história

Fundado em 19 de dezembro de 1990 por iniciativa dos prefeitos das sete cidades que formam o ABC, o Consórcio tem no desenvolvimento regional sua grande missão. Surgiu para consolidar o relacionamento entre os municípios e articular políticas públicas setoriais, buscando inicialmente ações consorciadas relacionadas à destinação dos resíduos sólidos.

Em seguida, parcerias com os governos federal e estadual avançaram em questões como drenagem, construção de hospitais, implantação de escolas de tecnologia e da Universidade Federal do ABC, programas de qualificação profissional e a expansão do Polo Petroquímico,  acordos voltados à infraestrutura e o premiado programa da Casa Abrigo Regional, que atende mulheres vítimas de violência doméstica com recursos exclusivos do Consórcio, desde 2004.

A partir de sua transformação em consórcio público, em 2010, conquistou o direito de receber repasses estaduais e federais para programas e projetos que atendam às prioridades dos municípios consorciados, além de lançar processos licitatórios e articular parcerias com outras entidades.

Estão entre as ações realizadas pela entidade nesse período recente a destinação de recursos próprios para investimento nas defesas civis das sete cidades; a parceria com órgãos de monitoramento de desastres e enchentes (Cemaden e Saisp); a captação de recursos federais para o Programa de Comunicação Integrada entre as Guardas Civis Municipais; a elaboração dos Planos Municipais de Redução de Riscos; a remoção preventiva de cerca de 630 moradias em áreas de risco iminente; a aprovação do Plano Regional de Auxílio Mútuo das Defesas Civis; a criação do Centro de Formação Regional das Guardas Civis Municipais; a execução do Programa de Diversificação da Economia Regional em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico; a elaboração de estudos e projetos visando à captação de recursos federais e estaduais; bem como a liderança de processos de articulação para adesão a programas estaduais e federais.

Em 2013, o Consórcio aprovou o seu primeiro Plano Plurianual Regional, documento construído de modo participativo no qual constam as ações prioritárias para o quadriênio 2014/17.Desse processo resultaram 11 programas e 63 ações prioritárias para o período.

O Consórcio articulou a captação de recursos para investimentos em obras e projetos voltados à mobilidade urbana regional, oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), cuja primeira obra já foi iniciada em Rio Grande da Serra. Em novembro de 2015, o Consórcio conquistou, junto ao Ministério das Cidades, mais um repasse de R$ 36,1 milhões, para elaboração de 21 novos projetos para uma segunda etapa do PAC Mobilidade no ABC.

Serviço:

Comemoração dos 25 anos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Data: 17 de dezembro (quinta-feira), a partir das 19h

Local: Teatro Municipal de Santo André

Praça IV Centenário (Paço Municipal), Centro

Confira abaixo todos os presidentes da história do Consórcio Intermunicipal Grande ABC:

1991 – Celso Daniel – Prefeito de Santo André

2010 – Clóvis Volpi – Prefeito de Ribeirão Pires

2011 – Mário Reali – Prefeito de Diadema

Janeiro a Maio de 2012 – Mário Reali – Prefeito de Diadema

Junho a Dezembro de 2012 - Adler Alfedo Jardim Teixeira – Prefeito de Rio Grande da Serra

2013 – Luiz Marinho – Prefeito de São Bernardo do Campo