Terça-feira, 23 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Saúde - Terça-feira, 15 de Dezembro de 2015

Grafites produzidos nas sete cidades marcam início de campanha regional de combate ao mosquito da dengue

Ações programadas pelo Consórcio prosseguirão até julho de 2016

A produção de outdoors nas sete cidades, com a participação de grafiteiros da região, deu início hoje (15) à campanha regional do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para conscientização da população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika virus. As intervenções dos grafiteiros se transformarão em um vídeo que será divulgado nas redes sociais, replicando o slogan: “Combater os focos da dengue está em suas mãos”.

Em Santo André, a Avenida Portugal, nas proximidades da Praça Allan Kardec, foi palco de ações dos agentes da Secretaria de Saúde do município durante a elaboração do grafite pela artista Denise Dninja. A frase em destaque: “Dengue mata!” chamava a atenção das pessoas que passavam pelo local.

As intervenções ocorreram também, entre 7h e 19h, na Av. Dom Pedro II, na divisa com São Caetano do Sul (artista Tiago 8/80); na Av. Prestes Maia, em São Bernardo do Campo (artista Ricardo Anão); no cruzamento das Avenidas Piraporinha e Robert Kennedy em Diadema (artista Pixote); na Av. Barão de Mauá (artista Boné), em Mauá; na Av. Capitão João, em Ribeirão Pires (artista Henrique Brasil); e na Av. Papa João XXIII / Rodoanel, em Rio Grande da Serra (artista André Mogle).

Outdoor grafitado na Avenida Portugal, em Santo André

A campanha publicitária se estenderá também, num primeiro momento, a busdoors e mídia impressa. A partir de janeiro estão previstas ações regionais de rua nas áreas de divisas dos municípios, complementares às atividades de cada prefeitura no combate aos criadouros do mosquito. Equipes serão treinadas para visitas a residências e empresas, com prioridade para locais como borracharias, transportadoras, cemitérios e prédios abandonados.

O Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio fará o monitoramento semanal dos casos na região, com a divulgação de um boletim regional. Também será organizado, em janeiro, um fórum com representantes da sociedade civil para ampliar a mobilização. Ao mesmo tempo, um plano de contingência, com participação das unidades de Saúde como hospitais, UPAs e UBS para enfrentamento da demanda está sendo proposto pelo GT. A campanha prosseguirá até julho de 2016, quando se encerra o período crítico de registro de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Foto: Henrique Brasil / Divulgação Sotaque

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024