Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2015

Consórcio entrega primeiro Centro Regional de Formação em Segurança do País

Além da qualificação de guardas civis municipais, está prevista também a formação integrada das equipes da Defesa Civil e do Trânsito das prefeituras

Consórcio entrega primeiro Centro Regional de Formação em Segurança do País

Os prefeitos das sete cidades entregaram oficialmente hoje (14) o primeiro Centro Regional de Formação em Segurança Urbana do País, durante Assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada excepcionalmente nas novas instalações do equipamento, em São Bernardo do Campo. Além de atender aproximadamente 2,6 mil guardas civis municipais da região, o projeto do Centro prevê também a formação integrada das equipes das Defesas Civis e do Trânsito das prefeituras.

“Estamos certos de que o novo Centro Regional de Formação será uma referência para todo o País. O Consórcio mais uma vez está na vanguarda e avança na qualidade da segurança para a população do ABC”, disse o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.

Instalado na Rua Heitor Villa Lobos, 193, no bairro Parque Santo Antonio, o prédio que abriga agora a nova estrutura era anteriormente a sede do Centro de Formação da Secretaria de Segurança Urbana de São Bernardo do Campo, e foi cedido ao Consórcio pela Prefeitura por tempo indeterminado. O prefeito de São Bernardo e vice-presidente do Consórcio, Luiz Marinho, lembrou que a proposta inicial foi a ele apresentada pelo seu idealizador, o ex-secretário de Segurança do município, Benedito Mariano, também ex-coordenador do Grupo de Trabalho Segurança do Consórcio. “Consideramos um espaço estratégico e resolvemos tocar o projeto em frente. É mais uma ousadia, como tantas que o ABC tem lançado ao longo dos tempos”, disse o prefeito.

O Centro vinha oferecendo cursos de ingresso na GCM, ascensão na carreira, reeducação, especialização e formação continuada desde o primeiro semestre, mas desde agosto foram promovidos dois cursos já na versão regional, como teste para implantação do novo modelo. O objetivo inicial é integrar as ações das guardas municipais, seguindo os princípios da Política Nacional de Segurança Pública. A partir de 2016 será iniciado o planejamento para as formações de equipes da Defesa Civil e Agentes de Trânsito.

Para receber as novas turmas, o Centro Regional passou por reforma em suas instalações, com investimento de R$ 269 mil. O custo anual da entidade regional para a gestão do novo equipamento está estimado em R$ 1,5 milhão.

Orçamento

A assembleia mensal também tratou da inadimplência dos repasses dos municípios ao Consórcio, que atinge um total de R$ 14.031.870,27, sendo R$ 10.971.135,19 do rateio de 2015 e R$ 3.060.735,08 referentes ao parcelamento de 2014. Possuem pendências que estão sendo negociadas os municípios de Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O detalhamento dos valores foi disponibilizado no Portal da Transparência do site do Consórcio.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 18:56:20