Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Terç
23/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0

Obras - Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio inicia ações regionais de combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus

Campanha começa nesta terça-feira (15) com grafites em outdoors nas sete cidades e vai até julho de 2016


Consórcio inicia ações regionais de combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC inicia nesta terça-feira (15) as ações regionais de combate ao mosquito Aedes aegypti. Grafiteiros da região vão realizar intervenções em outdoors, que serão expostos nas sete cidades da região para conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito, que além de transmitir a dengue e a febre chikungunya traz mais uma preocupação a partir deste verão: o contágio pelo zika vírus.

Os grafites desta terça-feira vão dar início a uma série de atividades, que vão se estender até julho de 2016, como detalhou o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio, Homero Nepomuceno Duarte. “Já elaboramos um calendário de ações para o chamado ‘ano dengue’, que vai até julho, Vamos começar com uma campanha publicitária e depois teremos ações de rua. Vamos focar nas áreas de divisas entre os municípios. As ações de cada prefeitura vão continuar, e a força do Consórcio vem para complementar esse trabalho” afirmou.

A partir de quarta-feira (16) começarão a ser instalados os outdoors e busdoors da campanha além de estar prevista veiculação na mídia impressa e nas redes sociais, com publicação de vídeo mostrando todas as etapas da confecção dos outdoors pelos grafiteiros da região, reforçando assim o slogan “Combater os focos da dengue está em suas mãos”.

Como a maioria dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências, a campanha do Consórcio vai focar na participação da população. Levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Santo André, que vem sendo apontado como parâmetro para os demais municípios da região, indica que 43% dos criadouros do mosquito estão vasos e jardins, enquanto outros 32% em materiais inservíveis, como garrafas pet e tampas de refrigerantes. Outros 13% dos criadouros estão em recepientes não removíveis, como caixas d’água; enquanto 7% se concentram em telhados e coberturas e 5% acumulados em materiais de construção.

O presidente da entidade regional e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou que as ações vão ocorrer nos pontos onde houve maior registro de casos de dengue no ano passado e frisou a importância dos moradores no combate ao mosquito transmissor. “Vamos nos basear nos casos registrados no último verão, mas é importante lembrar: só teremos sucesso com o apoio dos moradores. Cada um precisa verificar seus quintais, jardins e cômodos internos, além de permitir a visita dos agentes municipais”, disse.

A região do ABC já contabilizou mais de 27 mil casos de dengue desde o início do ano, sendo que mais de sete mil são autóctones, ou seja, originados nas próprias cidades. Para tentar diminuir esses números neste verão, o coordenador do GT Saúde lista algumas das principais medidas que serão adotadas pelo Consórcio.

“Além de uma grande campanha publicitária, vamos reforçar, junto aos agentes e à população, a necessidade de combater o Aedes aegypti ainda na fase larvária. Muita gente pensa que é melhor atacar o inseto já na fase alada, quando pode voar, mas isso (o popular “fumacê”) é menos eficaz. Vamos propor também um plano de contingência às unidades de saúde, como UPAs e UBS, que devem enfrentar um aumento de demanda. Teremos ainda ações conjuntas com outras áreas da administração municipal, com as Guardas Civis Metropolitanas e as secretarias de Educação, para disseminar a informação entre as crianças” ressaltou Homero Nepomuceno.

No início de 2016, o trabalho do Consórcio vai envolver ainda o monitoramento dos casos, com a divulgação de um boletim regional semanal; a organização de um fórum com representantes da sociedade que vão dialogar diretamente com os moradores; além de treinamento de equipes e visitas a residências e empresas, com prioridade para locais como borracharias, transportadoras, cemitérios e prédios abandonados. Estão previstas duas ações regionais nas divisas dos municípios ainda no mês de janeiro.

Abaixo os locais onde serão produzidos grafites em outdoors nas sete cidades nesta terça-feira(15):

Mauá

Artista: Boné

Av. Barão de Mauá, 1.977

Santo André

Artista: Denise Dninja

Av. Portugal, 1.756

São Caetano

Artista: Tiago 8/80

Av. Dom Pedro II, 3.506

São Bernardo

Artista: Ricardo Anão

Av. Prestes Maia, 10

Diadema

Artista: Pixote

Av. Piraporinha, esquina com a Av. Robert Kennedy

Ribeirão Pires

Artista: Henrique Brasil

Av. Capitão João, 3.900

Rio Grande da Serra

Artista: André Mogle

Av. Papa João XXIII (Rodoanel)

 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

344 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 22/04/2024 16:20:22

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.