Sábado, 20 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2015

Câmara Técnica Metropolitana de Gestão de Riscos será lançada no ABC

Evento na UFABC, nesta quinta-feira (10), contará com apresentação do Consórcio sobre a importância da articulação regional na prevenção a desastres

Câmara Técnica Metropolitana de Gestão de Riscos será lançada no ABC

Representantes das defesas civis de toda a Região Metropolitana de São Paulo estarão reunidos no campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC), nesta quinta-feira (10), a partir das 14h, para o lançamento da Câmara Técnica Metropolitana para a Gestão de Riscos Ambientais Urbanos. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC será representado pela coordenadora do Grupo de Trabalho Defesa Civil, Débora Diogo.

Para fortalecer a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC) nesses municípios, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo aprovou, no mês passado, a criação da Câmara, que contará com dois representantes de cada um dos cinco consórcios intermunicipais da região e outros dois da capital paulista.

Durante o evento, a coordenadora do GT Defesa Civil do Consórcio apresentará a experiência da ação integrada das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs), além do investimento feito pela entidade regional na infraestrutura de cada município. Débora Diogo falará também sobre o Plano Regional de Auxílio Mútuo (PRAM), que está completando um ano.

O Plano definiu a estratégia de integração dos municípios na contenção de desastres e na mitigação de prejuízos, em caso de emergências que ultrapassem a capacidade do município atuar sozinho. A ação pioneira foi proposta pelo Consórcio no final do ano passado. A implantação do PRAM figura entre os objetivos do Plano Plurianual Regional Participativo 2014-2017.

Por fim, a Câmara Técnica será lançada oficialmente.

Proext 2015

Também na quinta-feira, a partir das 9h, no mesmo local, o Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, participará da Oficina de Resultados “Apoio à Construção de Política Pública Regional de Gestão de Risco de Desastre do Grande ABC”, trabalho desenvolvido a partir do Curso de Extensão realizado pela UFABC ao longo de 2015, que teve como participantes diversos técnicos das sete prefeituras da região. A oficina do Proext 2015 apresentará as tarefas-desafios que foram propostas e seus resultados sistematizados.

Serviço:

Oficina de Resultados do Proext 2015

Lançamento da Câmara Técnica Metropolitana para a Gestão de Riscos Ambientais Urbanos

Data: 10 de dezembro (quinta-feira), das 9h às 17h

Local: Auditório maior do campus São Bernardo do Campo da UFABC (Rua Arcturus, 03 - Jardim Antares)
Informações: (11) 2320-6120 / 6121 / 6122

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024