Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Terça-feira, 16 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Segu
15/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 20 °C
Índice UV
8.0
Terç
16/04
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 20 °C
Índice UV
8.0
Quar
17/04
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 21 °C
Índice UV
8.0
Quin
18/04
Chuva
Máx 21 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0

Educação - Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prêmio de Excelência em Gestão reconhece ações de fortalecimento de empresas no ABC

Entre os 21 melhores micro e pequenos empreendimentos, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul foram destaques


Prêmio de Excelência em Gestão reconhece ações de fortalecimento de empresas no ABC

Na noite da última sexta-feira (4), a constante busca pelo aperfeiçoamento e pela inovação nos negócios garantiu para 21 micro e pequenas empresas a certificação de melhores da região no Prêmio Grande ABC de Excelência em Gestão 2015, que é organizado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e conta com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

Empreendimentos de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul foram premiados como os melhores nas categorias Serviços, Comércio e Indústria, respectivamente. A cerimônia de entrega dos certificados e dos troféus aos destaques nesta primeira edição do evento foi realizada no Campus Vergueiro da Universidade Metodista de São Paulo.

Presente na solenidade de entrega dos certificados e troféus, o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, falou sobre o papel das micro e pequenas empresas da região e sobre a importância de ações pelo crescimento econômico. “Quero, acima de tudo, enaltecer a participação de cada um de vocês, com o apoio do Sebrae. O caminho que temos a percorrer é, sem dúvida, desafiador, e é justamente o trabalho de gestão, da busca por eficiência no negócio, que nos possibilitarão alcançar soluções”, declarou.

O Prêmio Grande ABC de Excelência em Gestão classificou as três melhores empresas de cada uma das sete cidades - nas categorias Indústria, Comércio e Serviço - em um universo de 1.050 micro e pequenos negócios da região que responderam ao questionário do Sebrae. Entre as 21 dos municípios, as três melhores ganharam troféus.

De São Bernardo do Campo, a empresa Joaninha Brasil, que vende biquínis de confecção própria, foi o destaque de Comércio no ABC. Uma das sócias do empreendimento, Paula Savaia, explica que a Joaninha Brasil já havia respondido em outros anos a questionário e que os resultados obtidos foram utilizados como diretrizes de melhorias na empresa. “É ótimo receber este reconhecimento. Isso nos motiva a continuar melhorando. É um combustível para nós e um indicador de que estamos no caminho certo, contando sempre com o apoio do Sebrae”, declarou.

Na categoria Indústria, o destaque foi a LGV Cortes Laser, de São Caetano do Sul. A empresa familiar atua há 15 anos no mercado e possui, entre outros pontos que contribuem para o fortalecimento do negócio, certificações ISO 9001, ISO 14001 e ISO 18001. O empreendimento concorre ao Prêmio MPE Brasil, que reconhece as melhores empresas em nível estadual e nacional.

“Queremos levar o Grande ABC como case de sucesso. A região tem tecnologia, potencial, mão de obra qualificada e outras vantagens que precisam ser conhecidas” afirmou um dos sócios da LGV Cortes Laser, Gustavo Barile.

Em Santo André, a Atitude Assessoria Esportiva garantiu o título de melhor empreendimento na categoria Serviços. Além das melhores micro e pequenas empresas da região em cada um dos três segmentos, a Giugliani Advogados recebeu premiação especial como reconhecimento pelo bom desempenho da empresa no Prêmio MPE Brasil 2014. O empreendimento de São Caetano do Sul foi o melhor na categoria Serviços do Estado de São Paulo no último ano. A premiação especial nesta edição do Prêmio Grande ABC de Excelência em Gestão tem como objetivo estimular outras empresas da região a adotarem o Modelo de Excelência em Gestão, para fortalecerem seus negócios.

Representando o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e prefeito de Mauá, Donisete Braga, o secretário executivo da entidade  regional conversou com os empresários sobre a dimensão e o potencial do Grande ABC no cenário econômico nacional.

“Temos em nossa região mais de 220 mil empresas ativas, das quais cerca de 93% são de micro e pequeno porte. Temos força, estrutura e conhecimento para seguir crescendo. Precisamos manter sempre a busca pela inovação e pela qualidade de nosso trabalho para nos mantermos competitivos no mercado nacional e global, valorizando, especialmente para as novas gerações, a cultura empreendedora. Este Prêmio é o reconhecimento do papel e a responsabilidade de cada um de nós dentro do processo desenvolvimentista de nossa região”, enfatizou.

Foto: Raquel Toth


Sobre o critério de avaliação e classificação do Prêmio Grande ABC de Excelência em Gestão:

O questionário do Sebrae para as micro e pequenas empresas de todo o país, utilizando o Modelo de Excelência em Gestão da FNQ, é disponibilizado gratuitamente. Os empreendimentos são avaliados nos seguintes quesitos: liderança; estratégia e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimentos; pessoas; processos; resultados; inovação; responsabilidade social; e enfoque.

Ao responder às questões, e seguindo o Modelo de Excelência em Gestão, a empresa tem a possibilidade de garantir melhorias em processos e produtos; aumentar a produtividade, competitividade e credibilidade da empresa junto aos seus públicos estratégicos; melhores condições de atingir e manter melhor desempenho; além de permitir diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão, por meio da identificação de pontos fortes, fracos e oportunidades de melhoria.

O questionário disponibilizado pelo Sebrae, utilizando o MEG da FNQ, é requisito para a participação de micro e pequenas empresas de todo o país no Prêmio MPE Brasil. Esta premiação é realizada em etapas nacional e estadual.

O Prêmio Grande ABC de Excelência em Gestão foi inspirado pelo Prêmio Sulsancaetanense de Excelência em Gestão, que neste ano chegou a sua 3ª edição. O modelo do município foi apresentado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho do município, Francisco Antonio Soeltl, ao Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Econômico, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, e contou com a adesão e apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC para a realização de premiação regional. O Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, resumiu o papel da premiação: "Iniciativa importante pelo estímulo para a melhoria da gestão empresarial e que reconhece o avanço e a qualidade das empresas premiadas", afirmou.

 

Confira a relação das melhores empresas por cidade:

Vencedoras - Troféu Compromisso com a Excelência:

Categoria Comércio: Joaninha Brasil - São Bernardo do Campo

Categoria Serviços: Atitude Assessoria Esportiva - Santo André

Categoria Indústria: LGV Cortes Laser - São Caetano do Sul

Melhor empresa na categoria Serviços - MPE Brasil - etapa estadual 2014: Giugliani Advogados - São Caetano do Sul

Certificados às melhores empresas da região - Compromisso com a Exelência:

Certificadas de Diadema:

Sport Bike - Melhor empreendimento na categoria Comércio;

Ravel Tecnologia - Melhor empreendimento na categoria Serviços;

Plasmedix Peças Plásticas - Melhor empreendimento na categoria Indústria;

Certificadas de Mauá:

Loja Marta - Melhor empreendimento na categoria Comércio;

Recanto Infantil a Toca do Espertinho - Melhor empreendimento na categoria Serviços;

Priluma Manutenção - Melhor empreendimento na categoria Indústria;

Certificadas de Ribeirão Pires:

Quadrimark Indústria e Comércio - Melhor empreendimento na categoria Comércio;

Toledo Assessoria Empresarial - Melhor empreendimento na categoria Serviços;

Romanaplast Indústria e Comércio - Melhor empreendimento na categoria Indústria;

Certificadas de Rio Grande da Serra:

Cravo e Canela - Melhor empreendimento na categoria Comércio;

Espaço Corpo & Alma Aguiar - Melhor empreendimento na categoria Serviços;

Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Tigrinho - Melhor empreendimento na categoria Indústria;

Certificadas de Santo André:

MMP Materiais Pedagógicos - Melhor empreendimento na categoria Comércio;

Atitude Assessoria Esportiva - Melhor empreendimento na categoria Serviços;

Engegrav Gravações - Melhor empreendimento na categoria Indústria;

Certificadas de São Bernardo do Campo:

Joaninha Brasil - Melhor empreendimento na categoria Comércio;

Contek Organização Contábil - Melhor empreendimento na categoria Serviços;

Lemor Indústria Mecânica - Melhor empreendimento na categoria Indústria;

Certificadas de São Caetano do Sul:

Marbo Comercial - Melhor empreendimento na categoria Comércio;

Giugliani Advogados - Melhor empreendimento na categoria Serviços;

LGV Cortes Laser - Melhor empreendimento na categoria Indústria.

 

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

 

Foto: Raquel Toth

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

567 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 13/04/2024 10:31:36

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.