Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
18/04
Chuva
Máx 22 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0
Sext
19/04
Parcialmente Nublado
Máx 21 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 15 °C
Índice UV
8.0

Educação - Terça-feira, 01 de Dezembro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Conferência prepara ABC para Plano Regional de Educação

Evento nesta quinta-feira (3) vai discutir temas como a aplicação do Custo Aluno-Qualidade (CAQ)


Conferência prepara ABC para Plano Regional de Educação

Após diversas conferências municipais e pré-conferências regionais, representantes das sete prefeituras, universidades e dos movimentos sociais vão consolidar as ideias e projetos reunidos nos eventos anteriores nesta quinta-feira (3), quando ocorre a Conferência Regional de Educação. Fruto de parceria do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, do Fórum Regional de Educação e da Universidade Federal do ABC (UFABC), o evento começa às 8h no campus de São Bernardo do Campo da UFABC (Rua Arcturus nº 3, Jardim Antares). Com a realização, o ABC avançará mais uma etapa na elaboração do Plano Regional de Educação, que consolida o planejamento das ações para melhorias no setor.

A Conferência Regional vai definir as metas prioritárias da área para os próximos anos. Em junho deste ano foi apresentado, em assembleia de prefeitos, um estudo preliminar que permitiu identificar o cenário regional e a situação das sete cidades frente ao Plano Nacional da Educação, instituído pela Lei n° 13.005/2014, que estabelece metas para todos os níveis de ensino até 2023. O estudo, acompanhado pelo Grupo de Trabalho Educação do Consórcio, serviu de subsídio para a elaboração dos Planos Municipais de Educação, que passaram por processo de adaptação para se adequarem às diretrizes do PNE. O estudo irá auxiliar na elaboração do Plano Regional de Educação, uma das prioridades do Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo do Consórcio.

A Conferência também foi precedida de pré-conferências regionais temáticas, como a ocorrida no último dia 17, em Santo André, com o tema “Os desafios da implementação do Sistema Nacional de Educação e do Custo Aluno Qualidade”, com participação da Diretora de Articulação com Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (SASE/MEC), Flávia Nogueira. Outra pré conferência temática aconteceu em 26 de outubro, desta vez com a participação do Diretor de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação, Ítalo Dutra, que falou sobre o tema ‘’ Os desafios da implementação do Sistema Nacional de Educação e do Custo Aluno Qualidade’’.

Prefeitos e secretários municipais da região prestigiarão o evento, que deve contar com participação de representante do Ministério da Educação na cerimônia de abertura, bem como do Reitor da UFABC, Klaus Capelle, do coordenador Nacional do Fórum Nacional de Educação (SNE), Heleno Araújo, do secretário da Secretária de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), Binho Marques (Arnóbio Marques de Almeida Júnior) e também de representante do Fórum Regional de Educação.

Veja a programação resumida abaixo:

8h Credenciamento

8h30 Café

9h Abertura Oficial

10h Leitura e Aprovação do Regimento

12h Grupos de trabalho – Leitura do texto base em cada grupo – (Financiamento e Monitoramento; Valorização dos Profissionais, Qualidade Social da Educação, Participação Popular e Gestão Democrática; Formação de Professores)

13h Almoço

14h Propostas para o documento final

16h30 Café

16h30 Plenária Final

19h30 Encerramento

 

Serviço

Conferência Regional de Educação

Dia 3 de dezembro (quinta-feira), a partir das 8h

Local: Campus São Bernardo do Campo da UFABC

Rua Arcturus nº 3, Jardim Antares

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

345 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 17:01:44

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.