.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quinta-feira, 05 de Novembro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Gestores da região participam de curso de sustentabilidade na Administração Pública

Gestores da região participam de curso de sustentabilidade na Administração Pública


Gestores da região participam de curso de sustentabilidade na Administração Pública

A preocupação com o uso racional e sustentável dos bens públicos reuniu técnicos dos órgãos públicos, estudantes e representantes da sociedade civil da região para o ‘’1º Curso de Sustentabilidade na Administração Pública’’, lotando o auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC em 5 de novembro de 2015. O curso foi fruto de parceria entre o Consórcio e o Ministério do Meio Ambiente e teve como objetivo contribuir na implementação de ações de sustentabilidade dentro da gestão pública dos municípios. A organização foi do Grupo de Trabalho Meio Ambiente da entidade regional.

Para o coordenador do GT, João Ricardo Guimarães Caetano, o curso trará resultados positivos para os municípios. ‘’O Consórcio e o Ministério do Meio Ambiente deram início ao curso, que marca as tratativas para a implantação da Agenda Ambiental na administração pública da região’’, disse.

Um dos pontos principais foi a apresentação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, também conhecida como A3P, que é uma ferramenta de gestão institucional elaborada pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. A A3P busca orientar os órgãos públicos na tarefa de inserir critérios socioeconômicos de modo que aumente a eficiência das gestões, promovendo a economia dos recursos naturais e a redução de gastos institucionais.

A coordenadora do programa, Ana Carla Leite de Almeida, explicou que o foco principal do A3P é a administração pública. ‘’Instituições públicas como escolas, hospitais, universidades e comandos são os grandes beneficiados com a implantação dos critérios de gestão socioambiental propagadas pelo programa. O que observamos é um atraso em relação a essa agenda o que acaba interferindo de forma negativa nos aspectos econômicos e no próprio desempenho das entidades’’, salientou.

Construções sustentáveis, eficiência energética, uso racional de água e compras sustentáveis são eixos presentes no A3P. A gerente relata que um dos principais desafios das administrações públicas são os gastos desnecessários com equipamentos e manutenção. ‘’Quase um quarto da energia elétrica distribuída no país é destinado aos órgãos públicos. Mesmo sendo vital, as despesas com energia podem sobrecarregar o orçamento das gestões’’. Segundo ela, a redução do consumo de energia poderia ser solucionada com um planejamento sustentável.

‘’Existe um erro elementar de pensar que o conceito de ser sustentável envolve apenas a preservação do meio ambiente. Sustentabilidade não é sinônimo de meio ambiente. ‘Sustentável’ é uma condição na qual há equilíbrio econômico e socioambiental. Esta é a linha do A3P, oferecer parâmetros que facilitem esse processo’’, frisou.

O Diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda, reafirmou o compromisso da entidade para a adoção de práticas sustentáveis. ‘’A eficiência dentro da administração pública está ligada ao seu grau de sustentabilidade. É fundamental que essa iniciativa de aprimorar e experimentar novos modelos de gestão parta dos gestores’’, declarou.

 

 

564 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.