Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Terça-feira, 03 de Novembro de 2015

Consórcio abre espaço para apresentação da PED à Rede de Gestores de RH do ABC

Ação apoiada pela Agência de Desenvolvimento Econômico GABC tem por objetivo ampliar acesso a informações sobre o mercado de trabalho regional

Consórcio abre espaço para apresentação da PED à Rede de Gestores de RH do ABC

Na última semana, integrantes da Rede de Gestores de Recursos Humanos do ABC tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o ritmo do mercado de trabalho da região. Na quinta-feira (29) os profissionais assistiram à apresentação da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) da região, realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, na sede da entidade regional, em Santo André.

O assessor técnico do Dieese, Thomaz Ferreira Jensen, iniciou o encontro, realizado com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, explicando a metodologia utilizada para o levantamento e análise dos dados, além de esclarecer conceitos utilizados na Pesquisa. Na sequência, Jensen apresentou a PED ABC referente ao mês de setembro, divulgada à imprensa no dia anterior (28).

De acordo com a Pesquisa, a região registrou queda de meio ponto percentual na taxa de desemprego, ao passar dos 13,6%, em agosto, para os atuais 13,1%. Ao mesmo tempo, as demais regiões mapeadas na Grande São Paulo apresentaram elevação ou estabilidade quanto ao número de desempregados.

“Com as informações da PED, esses profissionais terão indicativos importantes de como está a taxa de desemprego, a remuneração média para a região, informações sobre jornada de trabalho, etc. É um privilégio atuar em uma região em que temos um panorama de mercado mensal tão detalhado”, avaliou Thomaz Jensen, lembrando que o ABC é a única área do país, fora de capitais, que conta com uma pesquisa domiciliar específica mensalmente.

Antonio Roberto, gerente de RH da Itaesbra, empresa de Diadema que faz parte da Rede de Gestores de Recursos Humanos do ABC, avaliou positivamente a atividade. “Precisamos conhecer as informações para poder traçar soluções e propor alternativas para o que está acontecendo”, disse Roberto, referindo-se aos momentos de queda do nível de emprego, entre outros movimentos do mercado de trabalho.

Esta é a segunda ação realizada por meio de parceria entre a Agência de Desenvolvimento Econômico GABC e a Rede de Gestores de RH da região. No início de outubro, a Agência participou da 2ª reunião da Rede, subgrupo de Ribeirão Pires. Durante o encontro, realizado na Sorvepan, em Ouro Fino Paulista, a entidade regional apresentou projetos de estimulo à competitividade e ações para promover o fortalecimento de empreendimentos em todo o ABC, além de orientar sobre linhas e fontes de financiamento.

A coordenadora de Convênios e Contratos da Agência GABC, Ana Paula Marinho, falou aos empresários sobre projetos da entidade para ampliar a oferta e a eficácia dos cursos de qualificação profissional na região, com a participação de empresas, sindicatos, prefeituras, Consórcio Intermunicipal e instituições de ensino.

“A Agência está elaborando Guia da Educação Profissional e Tecnológica do ABC, que listará todos os cursos disponíveis atualmente. Também estamos trabalhando para a realização de seminário sobre o assunto”, explicou.

Marcelo Dantas Fonseca, que lidera os grupos da Rede de Gestores de Recursos Humanos nas sete cidades do ABC, também avalia positivamente a parceria. “Os profissionais de RH não têm conhecimento sobre o trabalho que a Agência realiza. Por essa razão é fundamental aproximar os grupos e a entidade, para que troquem experiências e informações que contribuam para o crescimento de todos”.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14