Quarta-feira, 17 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 27 de Outubro de 2015

Consórcio e Ministério do Meio Ambiente promovem curso de sustentabilidade na administração pública

Evento na sede da entidade regional, na próxima quinta-feira (5), vai estimular gestores a adotarem práticas sustentáveis no cotidiano

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, vai sediar no dia 5 de novembro o 1º Curso de Sustentabilidade na Administração Pública. O evento, que ocorre a partir das 9h, visa estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental na rotina de trabalho. Promovendo o uso racional dos bens públicos será possível a esses administradores economizar recursos naturais e reduzir gastos institucionais.

Participam da abertura, além de representante da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério, o Diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda, e o Coordenador do Grupo de Trabalho Meio Ambiente, João Ricardo Guimarães Caetano, que também é Secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo do Campo e Presidente Estadual da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA).

“Trataremos de eficiência energética, uso racional de água e compras sustentáveis, nos aspectos legais e operacionais. As compras, por exemplo, são ferramentas da administração pública, que pode usar seu poder de negociação para estimular o mercado de produtos sustentáveis”, destacou o coordenador do GT, João Ricardo Caetano.

Com a iniciativa, a entidade regional e o Ministério pretendem colaborar para a implementação, nos órgãos públicos do ABC, da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um programa que propõe a ação voluntária dos órgãos e instituições públicas nas esferas federal, estadual e municipal, pela adoção de práticas sustentáveis. Além dos técnicos de órgãos municipais, o evento é aberto a todos os interessados no tema. As inscrições devem ser feitas pelo email inscrições@consorcioabc.sp.gov.br .

Veja abaixo a programação completa:

9h – Abertura

Hamilton Lacerda – Diretor de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC

João Ricardo Guimarães Caetano – Coordenador do Grupo de Trabalho Meio Ambiente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Representante Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA)

9h30 – Início do curso

Introdução à  Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P

Apresentação e debate sobre os temas: “Construções Sustentáveis” e “Eficiência Energética”

10h45 – coffee break

11h – Continuação da apresentação e debate sobre os temas: “Construções Sustentáveis” e “Eficiência Energética”

12h30 – Almoço

13h45 – Apresentação e debate sobre os temas: “Eficiência do Uso da Água” e “Licitações Sustentáveis”