Quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Segunda-feira, 26 de Outubro de 2015

Atropelamentos no ABC recuam 32% em três anos

Campanha Travessia Segura acompanha meta estabelecida pela ONU, de reduzir em até 50% o número de mortos e feridos no trânsito até 2020

Atropelamentos no ABC recuam 32% em três anos

O número de atropelamentos no ABC recuou 32,88% entre 2011, quando teve início a Campanha Travessia Segura, e 2014, de acordo com dados da Polícia Militar de São Paulo. Em 2011, quando começou a iniciativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para conscientização de pedestres e motoristas, foram registrados 1761 casos nas sete cidades, contra 1182 ao longo do ano passado (confira tabela abaixo). A intenção da campanha é ampliar ainda mais essa queda, fazendo com que a região atinja a meta estabelecida pela ONU para esta década: redução de 50% no número de mortos e feridos em acidentes de trânsito entre 2011 e 2020.

Neste ano, a Travessia Segura foi retomada no mês de setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito, quando as ações de rua atingiram cerca de 300 mil pessoas. Até a próxima quinta-feira (29), o personagem Mister Mão segue interagindo com alunos, pais e motoristas no entorno das escolas públicas. O Corpo de Bombeiros auxilia na orientação à população com a presença de homens e viaturas nas portas de unidades de ensino.

Em novembro haverá novas equipes em cruzamentos com grande fluxo de pedestres e motoristas. A atividade acompanha o cronograma iniciado com divulgação na mídia impressa (51 anúncios em jornais e revistas), TVs (85 inserções) e rádios (156 inserções), em veículos regionais e de São Paulo, além de anúncios de mídia externa, com 122 busdoors e 116 outdoors.

Até dezembro prosseguirá também a promoção da Travessia Segura na internet e nas redes sociais. A campanha tem caráter permanente e já tem reedições previstas para os próximos dois anos, conforme estabeleceu o Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo 2014 – 2017, elaborado pelo Consórcio.

Campanha no entorno das escolas

Entre os dias 19 e 29 de outubro, o Mister Mão visitará o entorno de 30 escolas públicas do ABC para conscientizar pais e alunos sobre a importância do uso e respeito à faixa de pedestres. Nesta segunda-feira (26), o personagem esteve em frente a instituições de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema. Nessa última cidade, o aposentado Ismar Mendes da Silva, 60, comemorou a chegada da campanha, mas se emocionou ao lembrar de um acidente trágico há 15 anos.

“Minha esposa morreu atropelada aqui em Diadema. Falta muito respeito, principalmente entre os motoristas. Espero que os mais novos se tornem motoristas mais conscientes”, disse, em frente à EM Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro.

Aposentado Ismar Silva, de Diadema: "Esperança de motoristas mais conscientes"

Mister Mão no Corredor Verde

No último sábado (24) o personagem da Campanha Travessia Segura participou também da inauguração do Corredor Verde da Avenida Adriático, em Santo André. A prefeitura restaurou todo o trecho de 1,2 quilômetro entre as avenidas Capitão Mário de Toledo e Carijós, além de ruas do entorno, com melhorias no paisagismo, iluminação pública, praças e ciclofaixas. Durante a inauguração, o Mister Mão interagiu com pedestres nas faixas dos arredores do corredor.

Confira as escolas que receberão ações nesta terça-feira (27):

Mauá – EM Neuma Maria da Silva – Estrada Adutora Rio Claro, 1115 - Paranavaí

Ribeirão Pires – EM Maria Gomes do Pilar – Rua Luzitanos, 2 – Vila Gomes

Rio Grande da Serra – EE Edmundo Luiz de Nóbrega Teixeira – Avenida Jean Lieuthaud, 280 – Jardim Santa Tereza

Versão do sistema: 2.0.0 - 18/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 17:01:44