Sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Segunda-feira, 19 de Outubro de 2015

Mister Mão volta à região para conscientizar pais e alunos

Ações da Campanha Travessia Segura ocorrem na porta de escolas públicas das sete cidades

Mister Mão volta à região para conscientizar pais e alunos

O personagem Mister Mão, símbolo da Campanha Travessia Segura do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, visitou os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul nesta segunda-feira (19) em seu primeiro dia de atividades no entorno de escolas públicas. O super-herói Mister Mão retornou à região para dar início às ações de conscientização de pais e alunos, sobre a importância do uso e respeito à faixa de pedestres. A visita antecede uma ação pedagógica que está sendo planejada pelas equipes de Educação e de Mobilidade das prefeituras e que acontecerá dentro das escolas no início de 2016. Até o dia 29 deste mês, o personagem irá interagir com alunos de 30 escolas públicas dos sete municípios como parte da programação do Mês da Criança, totalizando nove dias de ações.

Sempre ao lado da faixa de pedestre, o personagem da Campanha orientou pais e alunos a fazer o supergesto – ato de estender a mão para solicitar a travessia na faixa de pedestre. O Mister Mão também interagiu com os motoristas, reforçando a mensagem de respeito à faixa.

A aposentada Maria das Graças, 68, avó do aluno João Victor, da EMEF Professor Olyntho Voltarelli Filho de São Caetano, aprovou a iniciativa e acredita que a conscientização deva acontecer durante a infância para que os efeitos sejam refletidos no futuro. ‘’É muito importante as crianças terem esse aprendizado desde cedo, elas vão levar isso para o resto da vida. Muitas serão motoristas algum dia, mas o respeito aos pedestres deve permanecer’’, disse.

Já a aluna Maria Eduarda, 10, aprendeu rápido e enquanto aguardava o transporte escolar, aproveitou para auxiliar os demais alunos em como proceder na hora de atravessar na faixa. ‘’Primeiro você estende a mão para o motorista parar, então você atravessa na faixa e depois diz obrigado’’, explicou para os colegas de turma.

Iniciada em setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito, a nova etapa da campanha priorizou atividades em cruzamentos com alta circulação de pedestres e fluxo de veículos. O cronograma de ações inclui também visitas dentro das escolas a partir do ano que vem. A campanha tem caráter permanente com reedições previstas para os próximos dois anos, conforme estabeleceu o Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo 2014 – 2017, elaborado pelo Consórcio. Amanhã (20), a ação acontecerá em Diadema, Mauá e Ribeirão Pires, sempre das 11h às 14h.

Confira os locais das ações desta terça-feira (20):

Diadema – E.M. Jardim União – Rua Linda, 114 - Jardim União

Mauá – E.M. Cora Coralina – Rua São João, 21 – Jardim Estrela

Ribeirão Pires – E.M. Engenheiro Carlos Rohm Unidade I – Rua Primeiro de Maio, 170 – Jardim Itacolomy

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 19/04/2024 14:40:36