Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 18 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
17/07
Parcialmente Nublado
Máx 22 °C
Min 13 °C
Índice UV
5.0
Quin
18/07
Parcialmente Nublado
Máx 22 °C
Min 14 °C
Índice UV
5.0
Sext
19/07
Parcialmente Nublado
Máx 20 °C
Min 12 °C
Índice UV
5.0
Sáb
20/07
Parcialmente Nublado
Máx 19 °C
Min 10 °C
Índice UV
5.0

Desenvolvimento Econômico - Quinta-feira, 15 de Outubro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Seminário destaca transbordamentos sociais da indústria de defesa e oportunidades de upgrade tecnológico na região

Durante evento realizado pela Metodista, com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, especialistas apresentaram cases relacionados ao Gripen no mundo e a participação do conteúdo nacional nesta cadeia produtiva


Seminário destaca transbordamentos sociais da indústria de defesa e oportunidades de upgrade tecnológico na região

Na manhã desta quinta-feira (15), as possibilidades de upgrade tecnológico no parque industrial do Grande ABC e da geração de valor social resultantes de investimentos no setor de defesa foram destaque do Seminário “Indústria aeroespacial, desenvolvimento regional e oportunidades de negócios: cases internacionais da cadeia produtiva do Gripen”. O evento, realizado pela Universidade Metodista, com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, contou com a participação de autoridades, acadêmicos e especialistas do setor. O Consórcio foi representado pelo seu vice-presidente e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.

A aquisição de 36 caças Gripen NG (New Generation) pela Força Aérea Brasileira junto à sueca Saab, com investimentos previstos de cerca de U$ 5 bilhões, e as possibilidades de empresas e universidades do Grande ABC participarem desta cadeia produtiva, foram ponto central do seminário. Do total de caças adquiridos, 15 serão produzidos no Brasil.

O vice-presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, ressaltou a importância da participação de toda a sociedade em debates sobre as novas oportunidades de negócios para a região. “Precisamos envolver as pessoas e as empresas nos processos de tomada de decisão, olhando para o futuro. Nós gestores precisamos proporcionar que nossas cidades estejam preparadas e planejar investimentos. Temos que abrir espaço para outros tipos de produção e preservar condições para os novos momentos que virão”, afirmou.

A palestrante Ana Teresa de Lima, economista especializada em finanças estruturadas e reengenharia de processos, da LAB Consultoria, apresentou informações sobre os reflexos sociais dos investimentos na indústria de defesa e como a região deve se preparar para as novas oportunidades de negócios. “Quando se compra uma aeronave, especialmente da forma como o Governo Federal fez com a Saab, também é comprada uma nuvem de tecnologia associada”, observou Ana, referindo-se ao contrato de transferência tecnológica da empresa sueca com o Governo Federal brasileiro.

Todo o investimento em defesa pode significar o dobro ou até o quádruplo em transbordamentos tecnológicos. Para absorver este upgrade, as empresas precisam estar preparadas. De acordo com a especialista, o Poder Público tem papel estratégico neste contexto. “Os gestores públicos são praticamente mentores. Esse papel começa no processo de seleção de quem serão os fornecedores até o final do ciclo, que é o monitoramento de competências que estão sendo formadas, de investimentos necessários e de como o país está se posicionando no mercado global”, explicou.

Os dados apresentados por Ana Lima fazem parte da primeira etapa do estudo que a Agência de Desenvolvimento está liderando para identificar o potencial competitivo da região para a cadeia de defesa. Nesta fase a entidade regional contou com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

O diretor do Departamento da Indústria de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (COMDEFESA), Jairo Cândido, falou aos presentes sobre a participação brasileira nesse setor produtivo. “No Brasil, o segmento aeronáutico de defesa tem significativa experiência acumulada em lidar com aspectos relacionados ao conteúdo nacional”. Como exemplo, Cândido relembrou que há 40 anos o país teve produção seriada de aeronaves a partir de kits de montagem, os chamados CKDs. Atualmente, observou o especialista, a indústria nacional tem domínio e capacidade para desenvolver modernos aviões de combate, bem como capacidade independente para as evoluções futuras, a exemplo do Gripen NG.

Até o momento, o diagnóstico pioneiro realizado no ABC Paulista pela Agência de Desenvolvimento Econômico identificou 28 empresas que já fornecem para a indústria da defesa e outros 199 empreendimentos que poderão embarcar nas oportunidades dessa cadeia produtiva. Em uma nova etapa do estudo, a ser realizada, informações sobre a gestão administrativa e financeira, bem como sobre a cultura de cada uma das empresas consideradas potenciais fornecedoras, serão cruzadas.

“A partir da análise minuciosa dos dados serão elaborados documentos norteadores que apontarão quais são os requisitos que determinada empresa precisa cumprir para fazer negócios dentro da cadeia produtiva de defesa. Apenas o fato de empresários melhorarem sua gestão interna para conseguirem as certificações exigidas por grandes players do mercado já significará um salto de qualidade e de desenvolvimento para nosso parque industrial e para o setor de serviços, que também poderá ser contemplado”, explicou o secretário executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco, que representou o presidente da entidade e prefeito de Mauá, Donisete Braga, durante o evento.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

310 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 17/07/2024 17:21:35

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.