Quarta-feira, 17 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 13 de Outubro de 2015

Cidades do ABC discutem soluções e desafios da arborização urbana

Evento promovido pelo Consórcio vai reunir representantes dos municípios nesta quarta-feira (14)

Cidades do ABC discutem soluções e desafios da arborização urbana

Representantes das prefeituras da região, além de membros das secretarias do Meio Ambiente, defesas civis e bombeiros vão se reunir nesta quarta-feira (14), para o 1º Seminário de Vivências e Práticas de Arborização Urbana do Grande ABC. O evento, organizado pelo Consórcio, vai ocorrer no Anfiteatro Heleni Guariba, no Paço Municipal de Santo André, das 8h às 17h.

O Grupo Temático Gestão de Árvores Urbanas selecionou experiências e práticas em arborização de destaque no ABC. A apresentação de Santo André vai tratar de todo o ciclo da arborização, desde o plantio das sementes até o reaproveitamento. São Bernardo do Campo vai destacar os desafios da arborização em uma cidade ocupada, em sua maioria, por espécies inadequadas. São Caetano do Sul vai discutir o envelhecimento das árvores no espaço urbano, enquanto Ribeirão Pires vai focar no trabalho da Defesa Civil em prol do verde nos municípios. Por fim, Mauá vai detalhar o Plano Diretor de Arborização Urbana da cidade.

Além dos representantes do ABC, o seminário contará com uma palestra do Secretário da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Joaquim Neto, sobre as perspectivas das cidades nesse setor, além de uma apresentação do engenheiro florestal da Fundação Parques e Jardins da prefeitura do Rio de Janeiro, Flávio Pereira Telles, que vai debater os principais desafios enfrentados na arborização da capital fluminense.

A temática do seminário ganhou corpo por iniciativa do GT Defesa Civil, que verificou por meio do balanço das chuvas de verão – apresentado aos prefeitos durante a assembleia de maio – a predominância de ocorrências envolvendo quedas de árvores, em quantidade superior, inclusive às que envolveram deslizamentos e escorregamentos na região. A constatação motivou a criação do Grupo Temático Gestão de Árvores Urbanas para discussão do tema.

Serviço:

1º Seminário de Vivências e Práticas de Arborização Urbana do Grande ABC