Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 12 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Sext
12/07
Parcialmente Nublado
Máx 22 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0
Sáb
13/07
Parcialmente Nublado
Máx 19 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0
Domi
14/07
Parcialmente Nublado
Máx 23 °C
Min 13 °C
Índice UV
5.0
Segu
15/07
Parcialmente Nublado
Máx 23 °C
Min 14 °C
Índice UV
5.0

Obras - Quarta-feira, 07 de Outubro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Fórum convoca a sociedade para conservação da memória regional do ABC

Fórum convoca a sociedade para conservação da memória regional do ABC


Fórum convoca a sociedade para conservação da memória regional do ABC

Uma das conclusões do I Fórum Memória e Patrimônio Cultural do Grande ABC foi de que a sociedade precisa se engajar na preservação de sua própria memória para não padecer de falta de identidade no futuro. O evento, que aconteceu nesta quarta-feira (7) na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, foi organizado pelo Grupo Temático História e Memória da entidade. O encontro reuniu memorialistas, pesquisadores, professores, estudantes e gestões municipais para debate sobre o papel da sociedade na preservação da memória e do patrimônio.

Um dos palestrantes foi o sociólogo, escritor e membro da Academia Paulista de Letras, José de Souza Martins, que possui obras publicadas nas áreas de subúrbio, questão agrária, imigração e comportamento coletivo, cuja obra mais recente ‘’Linchamentos: a justiça popular no Brasil’’, teve elementos abordados durante explanação. ‘’Muitas das pessoas que decidem fazer justiça com as próprias mãos recorrem a um procedimento padrão. Veja, não existe um manual de como linchar ou revistas especializadas no assunto, mas o sujeito sabe exatamente como proceder sem jamais ter participado de uma aglomeração revoltada. Isso está relacionado à memória’’, observou o escritor.

Para ele, a sociedade deve se esforçar para preservar o patrimônio cultural e incentivar a construção da memória. ‘’O ABC precisa encontrar sua própria memória. A memória está intimamente ligada ao sentimento, e é isso que dá identidade a um determinado grupo, cada sociedade tem a sua’’, disse.

José de Souza Martins apontou que a primeira forma de construção de identidade de um grupo está na língua falada por seus membros. ‘’Nós somos um povo bilíngue. Ouvimos e escrevemos uma coisa, mas falamos outra. Esta pode ser a primeira referência da independência dos portugueses: o dialeto’’, constatou.

Segundo Marly Rodrigues, doutora em História pela Unicamp e diretora da instituição Memórias, Assessoria e Projetos que desde 1999 desenvolve projetos de identificação e valorização de bens culturais, o ABC possui riqueza histórica proporcionada por eventos sistemáticos que ajudaram a alimentar a memória e a construir a identidade da região. ‘’Um dos grandes traços do ABC é a indústria, e ela veio para cá expulsa da capital por questões de higiene. Esse foi um dos fatores para a formação de civilizações aqui, que na época era apenas mais um subúrbio. Com isso tivemos a imigração em massa e, assim, a reunião de diferentes culturas’’, sintetizou.

Marly relatou casos críticos para a preservação da memória. ‘’Em São Paulo não existem mais bairros. Ruas, monumentos e tudo que nos rodeia não são mais compreendidos como patrimônio cultural. As pessoas já não conseguem se identificar com os locais onde nasceram porque há a insistência em derrubar as referências afetivas’’, criticou. A diretora foi enfática. ‘’Só temos uma herança se tivermos uma história para lembrar’’, afirmou.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

406 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 12/07/2024 11:41:31

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.