Terça-feira, 16 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Consórcio é destaque no 13º Congresso de História do Grande ABC

Mesa temática lembrou os 25 anos de atuação da instituição

Consórcio é destaque no 13º Congresso de História do Grande ABC

A atuação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que vai completar 25 anos em dezembro deste ano, foi um dos temas apresentados no 13º Congresso de História nessa sexta-feira (25),  em Ribeirão Pires. Mediada pelo Diretor de Programas e Projetos da instituição, Hamilton Lacerda, a mesa contou com as presenças do Secretário Executivo da entidade, Luis Paulo Bresciani, da Coordenadora do Grupo Temático de Arquivos, Simone Bello, do coordenador de mestrado em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC, Jeroen Klink, e do representante do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Marcelo Chaves.

Bresciani lembrou de momentos e iniciativas marcantes do Consórcio, que ajudaram a fortalecer e dar identidade à região composta pelas sete cidades. “O Consórcio avançou muito para implementar a ideia original do ex-prefeito Celso Daniel, de integrar a região através dessa grande inovação institucional que representou a sua criação. Destaco o enfrentamento das crises, em especial durante a década de 1990, que nos afetou muito. Nossa articulação junto aos governos estadual e federal foi decisiva. Outro ponto marcante foi a implantação da Universidade Federal do ABC”, disse.

O Secretário Executivo do Consórcio também apontou algumas prioridades para a instituição no futuro. “Agora devemos ir além para diversificar a economia local. A questão ambiental, dos resíduos e da proteção aos mananciais também é prioritária. Temos muita responsabilidade porque somos um exemplo para outras regiões”, complementou.

O professor Jeroen Klink destacou a importância do Consórcio na função de planejamento regional, tanto econômico quanto ambiental. “O antigo desenvolvimentismo industrial ficou ultrapassado e a região precisa se planejar e decidir: qual será nosso modelo econômico daqui em diante? O mesmo se aplica à questão da sustentabilidade, principalmente em relação aos mananciais”, afirmou.

Simone Bello apresentou informações e imagens dos arquivos de cada município e ressaltou a colaboração da instituição regional no apoio às prefeituras, para organizar e modernizar seus acervos. “Cada prefeitura se organiza de uma forma, com espaços maiores ou menores, em prédios próprios ou alugados. Fazemos visitas técnicas periódicas para acompanhar a evolução dos arquivos e apontar as melhorias, que têm ocorrido”, destacou.

O representante do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Marcelo Chaves, ressaltou a importância da postura do Consórcio para a questão dos acervos documentais da região. Ele lembrou que bons arquivos permitem planejar melhor as ações do futuro e dão transparência às administrações públicas.

O Congresso de História do Grande ABC termina neste sábado (26). Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site do evento: http://www.chgabc.com.br/.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 12/07/2024 11:41:31