Terça-feira, 23 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015

13º Congresso de História une poder público e sociedade civil pela memória da região

Abertura do evento ocorreu na noite de ontem (23), em Ribeirão Pires

Representantes do poder público, historiadores, estudantes, professores e moradores da região iniciaram na noite de ontem (23) os debates sobre a preservação da memória e do patrimônio histórico da região, com a abertura oficial do 13º Congresso de História do Grande ABC, em Ribeirão Pires. Com o tema “História, Diversidade e Identidade: o que nos une?”, o evento prossegue até sábado, com palestras e debates, além de performances artísticas e passeio turístico pelo município, entre outras atividades.

Representando o prefeito anfitrião, Saulo Benevides, a vice-prefeita Leonice Moura destacou a importância dos debates e da parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC para a realização do Congresso. “Hoje temos uma discussão muito salutar no Consórcio e temos tido muitos avanços através da participação de todas as prefeituras e das diversas secretarias”, disse a vice-prefeita, que também é titular da pasta de Educação no município. Leonice Moura lembrou a filosofia Ubuntu, sintetizando a relação entre as pessoas e a história: “Sou o que sou, pelo que nós somos”, disse, sugerindo a prática desses valores africanos.

O prefeito de Mauá, Donisete Braga, ressaltou que é preciso ter em perspectiva a constituição da região do ABC. “A nossa formação é marcada por pessoas que vieram de outros Estados. Mesmo não nascendo aqui, esse povo fez nesta terra a sua história”, reforçou o prefeito. Para Donisete Braga ao final do evento certamente teremos resultados muito positivos que poderão gerar ações práticas e preparar as próximas edições. A vice-prefeita de Rio Grande da Serra, Marilza de Oliveira, que representou o prefeito Gabriel Maranhão, presidente do Consórcio, também destacou que “o Congresso é extremamente importante pela contribuição para que a história e a memória sejam perpetuadas”.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora do Congresso e secretário adjunto de Cultura de Ribeirão Pires, Marcílio Duarte, a proposta é colocar no centro das discussões a necessidade de desenvolver políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio material e imaterial da região. “Caminhando juntos, poder público e sociedade civil organizada têm muito a ganhar”, afirmou.  O secretário de Cultura e Turismo da cidade-sede, Cassiano Filho, e o reitor das Faculdades Integradas Ribeirão Pires, Paulo Ansaldi, também prestigiaram a cerimônia, que homenageou idealizadores do evento e pessoas que contribuíram para a memória regional com a entrega do título de “Ordem ao Mérito Cultural”.

Congresso sobre os Congressos

A palestra de abertura dos trabalhos coube a Dalila Teles Veras, que falou sobre o tema “Os Congressos de História do Grande ABC e as Tarefas da Poesia”. Dalila resgatou a história dos Congressos ao completar seu jubileu de prata. Para a escritora, “numa sociedade cada vez mais descartável, manter vivo o que corre risco iminente é um ato político de militância cidadã”.

Dalila Veras lançou também a ideia da realização de um Congresso de História  para estudar os anteriores. A proposta é que o 14º Congresso, que se realizará em Rio Grande da Serra em 2017, marque o encerramento do segundo ciclo da iniciativa, ou seja, o evento realizado duas vezes em cada cidade. Com isso, o 15º Congresso, em 2019, poderia se dedicar ao estudo da evolução da preservação do patrimônio histórico na região e revisitar as discussões já ocorridas.

Nesta sexta-feira (25), às 14h, haverá uma mesa dedicada à história do “Consórcio Intermunicipal Grande ABC: 25 anos de Ações Regionais”. Participam da mesa o Secretário Executivo do Consórcio, Luís Paulo Bresciani, o professor Jeroen Klink, da Universidade Federal do ABC, e a coordenadora do Grupo Temático de Arquivos, Simone Bello Gimenez. A mesa será moderada pelo Diretor de Programas e Projetos da entidade regional, Hamilton Lacerda. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site do evento: http://www.chgabc.com.br/.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 22/04/2024 16:20:22