Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Saúde - Terça-feira, 22 de Setembro de 2015

ABC terá Plano Regional de Combate à Dengue nas divisas

Prefeitos participam de ação em Diadema, nesta quinta-feira (24); ato reunirá 250 agentes e demonstração de nebulização contra o mosquito

ABC terá Plano Regional de Combate à Dengue nas divisas

As sete cidades do ABC paulista, que compõem o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, promovem nesta quinta-feira (24), às 9h, a “Ação Regional Contra a Dengue”, na Praça Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema. O evento marca o lançamento do Plano Regional de Combate à Dengue, que consiste em um conjunto de estratégias que orientarão as ações desenvolvidas nas divisas dos municípios. O Plano deverá ser entregue até novembro deste ano. Os prefeitos da região participam do ato, assumindo o compromisso de elaborar o calendário conjunto de enfrentamento à dengue desde já.

Conforme o verão se aproxima, os municípios dão início ao planejamento das ações preventivas para mobilizar a população sobre os cuidados e procedimentos em caso de sintomas de dengue. Esta será a primeira articulação entre as sete cidades para combater a procriação do mosquito aedes aegypti, espécie também responsável pela transmissão da febre chikungunya e do zika vírus.

O coordenador do Grupo de Trabalho Saúde da entidade regional, Homero Nepomuceno, defendeu a necessidade de elaboração de plano destinado ao monitoramento de áreas de divisas. ‘’A região possui uma complexidade por conta das zonas limítrofes, consideradas de alta vulnerabilidade. A proposta do plano é de interromper a propagação do mosquito, para isso, será necessário um trabalho conjunto nos locais em que acaba um município e começa outro’’, ponderou.

O coordenador disse, ainda, que o plano será elaborado até novembro. “O Plano Regional irá contemplar ações conjuntas entre os municípios para potencializar e crias barreiras que evitem a movimentação do mosquito e a transmissão da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Por meio dele, teremos um calendário de enfrentamento à dengue destinado a alinhar as ações municipais nas divisas’’, assegurou.

Para o evento, foram convocados 250 agentes de controle de endemias e agentes comunitários de controle de dengue, que distribuirão material com informações preventivas à população e levarão amostras de larvas e mosquitos adultos para que a população identifique o transmissor. Serão montadas também 10 barracas com material educativo, enquanto técnicos vestirão traje protetor e farão demonstração com nebulizador portátil. Também haverá personagens fantasiados de mosquito da dengue.

Ao final, haverá demonstração de nebulização com carros que lançarão fumaça com inseticida para o combate ao mosquito, operação popularmente conhecida como “fumacê”, na Rua Moinho Fabrini, a 50 metros da Praça Bom Jesus de Piraporinha.

Serviço:

Ação Regional Contra a Dengue