Terça-feira, 16 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015

Ações de rua da Travessia Segura marcam Semana Nacional do Trânsito

Campanha de conscientização de pedestres e motoristas lança também Fan Page nas redes sociais

Ações de rua da Travessia Segura marcam Semana Nacional do Trânsito

A Campanha Travessia Segura retoma as atividades de rua nesta sexta-feira (18), durante a Semana Nacional do Trânsito, para conscientizar os pedestres e motoristas sobre a importância do uso e respeito à travessia na faixa. A campanha, que teve início no final de 2011, entra agora em nova etapa, com maior visibilidade de mídia e ações em cruzamentos não semaforizados das sete cidades, nas escolas e nas redes sociais. A Travessia Segura é uma das prioridades do Programa Mobilidade Urbana do Plano Plurianual (PPA) Regional do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O lançamento oficial da nova fase da campanha ocorreu no dia 8 de setembro, durante assembleia mensal de prefeitos. Na ocasião, foi apresentado o herói Mister Mão, personagem de destaque das ações. O início das atividades de rua  coincide com a Semana Nacional do Trânsito, cuja abertura acontece nesta sexta-feira (18) e prossegue até o dia 25, tendo como tema: “Seja você a mudança no trânsito”. Segundo avaliação feita pela coordenadora do Grupo de Trabalho Mobilidade, Andrea Brisida, a nova etapa da campanha será marcada pela integração das ações. A meta é reduzir o número de mortos e feridos por acidentes de trânsito pela metade até 2020, em conformidade com a meta da Organização das Nações Unidas (ONU).

O GT Mobilidade previu um conjunto contínuo de ações educativas, de fiscalização, engenharia e reforço da sinalização para resgatar a importância do respeito à vida, da cidadania e da aplicação do Código de Trânsito Brasileiro. Utilizou como referência o exemplo do programa implantado em Brasília na década de 1990, com envolvimento do poder público, sociedade e imprensa.

Andrea Brisida lembrou que os efeitos da campanha serão percebidos a longo prazo. “Não é uma campanha que vai proporcionar uma alteração em curto prazo. Mudar o conceito das pessoas e a cultura não é fácil. Estamos falando de uma mudança da vida toda. Hoje, o próprio pedestre não se sente seguro na faixa de travessia, porém, muitas vezes ele também não procura a sua segurança atravessando na faixa e, na pressa ou na descrença, acaba atravessando em qualquer ponto da via”, disse.

Envolver o público infantil é uma das prioridades da campanha. As escolas receberão performances teatrais, material especial será disponibilizado nas instituições, além de estar prevista a visita do Mister Mão, ícone da campanha. As ações nas escolas acontecerão em outubro. O calendário de visitas foi estruturado de forma que três cidades recebam simultaneamente duas ações por dia, uma pela manhã e outra à tarde. A intenção é atingir o maior número de escolas possível, fazendo com que a educação no trânsito se torne parte do currículo escolar.

Supergesto

O gesto de estender a mão para sinalizar a intenção de atravessar nas faixas não semaforizadas foi criado para tentar facilitar o entendimento entre o motorista e o pedestre. “Queremos reforçar esse ponto, porque a experiência de outras cidades nos mostrou que o gesto trouxe um elemento positivo dentro das campanhas”, lembrou Andrea Brisida.

O Código de Trânsito não institui a necessidade de estender a mão para solicitar a travessia. Algumas cidades que já fizeram campanhas semelhantes perceberam que é importante para o motorista e para o pedestre que ele demonstre um gesto para que seja visto. Andrea lembrou que cidades como Santos, no litoral paulista, e outras cidades do Nordeste já trabalharam com o conceito da “mão”. ‘’Percebemos que o gesto da mão solicitando a travessia faz com que o pedestre sinta-se seguro na hora de atravessar e faz também com que o motorista perceba que o pedestre está ali para a travessia’’, esclareceu a coordenadora.

A campanha contará com o envolvimento de 120 pessoas. Só em fantasias do Mister Mão serão 30 espalhadas pelo ABC. Haverá também distribuição de panfletos nos cruzamentos, cartilhas e luvinhas para as crianças nas escolas. As atividades na rua ocorrerão nos locais de travessia não semaforizados onde há maior circulação de pedestres.

Desde a última segunda-feira (14) a Campanha Travessia Segura foi retomada com maior visibilidade nos jornais, chegando também às rádios e TVs abertas a partir desta quarta-feira (16). Hoje (17) foi lançada a Fan Page, que trará informações sobre a campanha e dicas de trânsito (facebook.com/Travessia.MisterMao) .

As ações de rua durante a Semana Nacional do Trânsito ocorrerão amanhã (18) e nos dias 20, 22 e 24 de setembro, sempre das 10h às 13h. Confira abaixo a programação do primeiro dia de atividades, nesta sexta-feira (18) em cada município:

Santo André - cruzamento da Rua Bernardino de Campos com a Rua General Glicério;

São Bernardo do Campo – Av. Kennedy, nº 700 - Jardim do Mar (em frente ao Shopping Golden Square);

São Caetano do Sul – cruzamento da Rua Baraldi com a Rua Santa Catarina - Centro  (Praça Cardeal Arco Verde);

Diadema – cruzamento da Rua Manoel da Nóbrega com a Rua Felipe Camarão (Centro);

Mauá – Av. Barão de Mauá, altura do nº 717 - Centro (Referência Drogaria São Paulo);

Ribeirão Pires – cruzamento da Av. Capitão José Gallo com a Rua do Comércio (terminal rodoviário);

Rio Grande da Serra – Av. Jean Lieuthaud (em frente E.E. Edmundo Nóbrega - Santa Tereza).

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 12/07/2024 11:41:31