.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Personagem “Mister Mão”, que percorrerá cruzamentos e escolas das sete cidades, foi apresentado durante assembleia mensal de prefeitos
A nova etapa da Campanha Travessia Segura, de conscientização de motoristas e pedestres, foi lançada oficialmente hoje (8), na assembleia mensal de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. A retomada das ações pretende introduzir, a longo prazo, uma mudança cultural entre os moradores da região, incorporando a valorização do uso e do respeito às faixas de pedestres. Durante o encontro, os prefeitos apresentaram o “herói” Mister Mão, que a partir da próxima semana ganhará maior visibilidade na mídia, com inserções publicitárias em TVs, rádios, jornais, revistas e internet, além de outdoors, busdoors, front lights e paradas de ônibus das sete cidades.
Estão previstas, também, atividades de rua na Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro, programação em escolas no mês de outubro, intervenções em cruzamentos de maior fluxo no mês de novembro, e ações na internet e redes sociais até dezembro. O investimento do Consórcio, aprovado na assembleia de prefeitos de abril, foi estimado em R$ 5,5 milhões para 2015. A campanha tem caráter permanente e já tem reedições previstas para os próximos dois anos, conforme estabeleceu o Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo 2014 – 2017, elaborado pelo Consórcio.
“Com essa agenda definida, podemos dar início às atividades de mídia e de campo. Já estão determinados os locais onde o personagem irá aparecer, de modo que haja a conscientização da valorização do pedestre, com envolvimento das escolas, pois sabemos da importância de incluir as crianças nesse processo”, resumiu o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.
A coordenadora do Grupo de Trabalho Mobilidade do Consórcio, Andrea Brisida, lembrou o diferencial dessa nova etapa da Travessia Segura em relação à primeira fase da campanha, iniciada no final de 2011. “Num primeiro momento tivemos uma articulação regional do Consórcio, mas cada município executou as atividades por conta própria. Com o andamento da campanha percebemos que precisávamos de algo além, que associasse as ações de rua, os trabalhos de educação nas escolas e visibilidade de mídia como um todo”, disse.
No total, a campanha envolverá 120 pessoas nas diversas ações. Só em fantasias do Mister Mão serão 30 espalhadas pelo ABC. Haverá também distribuição de panfletos nos cruzamentos, cartilhas nas escolas e luvinhas para as crianças. A ideia é melhorar os resultados positivos já obtidos na primeira fase da campanha, que registrou uma queda de 16,5% no número de atropelamentos no ABC, se confrontados os números de 2010 e 2013. Dados estatísticos mais precisos estão sendo solicitados à Polícia Militar e à Fundação Seade, para efeito de balanço e comparações futuras.
O “herói” da Campanha, Mister Mão, reforçará a necessidade de o cidadão, ao atravessar na faixa não semaforizada, sinalizar com um “supergesto que deixará o trânsito mais tranqüilo e seguro”, estendendo a mão para que os motoristas aguardem sua passagem. Para o presidente do Consórcio, trata-se de um ato simples que marcará uma importante mudança, garantindo o direito do pedestre de passar pela faixa em segurança. “Vamos mexer com hábitos, o que requer muita persistência”, lembrou.
Para Andrea Brisida, a campanha pretende incentivar essa mudança de cultura. A coordenadora do GT lembrou que o tema deste ano da Semana Nacional de Trânsito: “Seja você a mudança no trânsito”, segue na mesma linha, o que torna simbólico o lançamento da Travessia Segura neste mês.
“Precisamos ter uma mudança no motorista ao enxergar o pedestre e ao perceber e respeitar a faixa de travessia. Mas também no próprio pedestre, que precisa buscar o seu direito, mas tem a obrigação de fazer a sua parte, atravessando na faixa. A campanha retoma esses conceitos e terá um elemento importante que vai fazer a diferença: a criação de um personagem, um ícone, que fará com que as crianças se engajem na campanha e a levem para dentro de casa. O Mister Mão é uma figura muito simpática e agradável, e terá esse papel de se transformar num super-herói da segurança para a vida”, ressaltou Andrea Brisida.