Terça-feira, 16 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Quarta-feira, 02 de Setembro de 2015

ABC mira oportunidades de negócios com empresas de Portugal

Entidade iniciou diálogo com a Agência para o Investimento e Comércio Externo portuguesa para estreitar o relacionamento entre o país e a região

ABC mira oportunidades de negócios com empresas de Portugal

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, braço executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para assuntos ligados à economia,  dá mais um passo nas ações de abertura de novos mercados no exterior para o fortalecimento de empresas na região. Na manhã desta terça-feira, dia 1º de setembro, profissionais da entidade foram recebidos pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, no Consulado português, em São Paulo.

No encontro, os profissionais da Agência GABC apresentaram ao gerente de Desenvolvimento e Negócios da Agência portuguesa, Luís Sequeira, o perfil econômico da região do ABC, que concentra grande parque industrial com forte presença de empresas das cadeias automotiva e química.

A coordenadora de Convênios e Projetos da Agência GABC, Ana Paula Marinho, falou, ainda, sobre as principais ações da entidade, que trabalha para promover o desenvolvimento econômico regional. “Nós estimulamos a inovação e o fortalecimento das empresas. Para isso, apoiamos os empresários em medidas como captação de recursos para financiar melhorias, entre outros projetos”, explicou.

Durante a conversa, Sequeira identificou possibilidades de se estabelecer, por meio das agências, o relacionamento entre indústrias do ABC e da cidade portuguesa de Marinha Grande, que concentra, entre outras atividades, empresas de moldes e injeção de plástico. A Agência de Portugal irá intermediar reunião entre a Agência GABC e a Cefamol (Associação Nacional da Indústria de Moldes).

A Associação está sediada em Marinha Grande, um dos destinos de Missão organizada no Grande ABC a Portugal. O Consórcio, por meio do Grupo de Trabalho de Turismo, e a Agência GABC embarcam neste sábado, dia 5, ao país português, para trocar experiências sobre o turismo industrial e de negócios e ampliar as relações comercial entre as partes.

Na avaliação de Sequeira, é possível abrir o canal de contatos entre empresas portuguesas do Grande ABC no setor plástico por meio da Cefamol. “Há uma percepção de que existe grande poderio na indústria de São Paulo, mas sem saber onde. É interessante o ABC levar informações sobre seu poderio para Portugal”, disse.

Como encaminhamento desta que foi a primeira reunião de trabalho entre a região e a Agência portuguesa, após a visita a Portugal, as entidades do Grande ABC voltam a se encontrar com Sequeira para apresentar os resultados da Missão. “A partir daí teremos uma compreensão mais ampla sobre as possibilidades de ações conjuntas entre as Agências”, observou Ana Paula.

Sobre a Missão a Portugal:

De 5 a 13 de setembro será realizada Missão do Grande ABC às cidades portuguesas de Marinha Grande, São João da Madeira e Lisboa. Participam da viagem o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Turismo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Fernando BonÍsio, a coordenadora de Convênios e Projetos da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Ana Paula Marinho, e empresário de São Bernardo do Campo.

Durante a Missão, será assinado Termo de Cooperação Técnica Internacional entre os municípios de São Bernardo do Campo com Marinha Grande e com São João da Madeira, para a troca de experiências em turismo industrial. A cidade do ABC é pioneira nesta modalidade turística, tendo 10 empresas já participantes.

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC participará da Missão para, além de acompanhar as ações de turismo industrial, ampliar as relações comerciais entre as empresas da região e de Portugal, com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Divulgação/Agência GABC

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024