.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Quinta-feira, 27 de Agosto de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

ABC participa de debate que aponta caminhos de retomada ao crescimento da produção automotiva nacional

Durante painel do Inovar-Auto na Plastech Brasil 2015, presidente da Anfavea, Luiz Moan, defendeu criação de centro de engenharia em prol das ferramentarias do país


ABC participa de debate que aponta caminhos de retomada ao crescimento da produção automotiva nacional

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, afirmou na manhã de ontem, dia 26, à lideranças empresariais, de trabalhadores e do Poder Público, que defende a criação de um bureau de engenharia nacional. A declaração foi feita pelo executivo durante painel de debate sobre o Inovar-Auto na Plastech Brasil 2015, em resposta à indagação do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco, sobre o processo de desenvolvimento deste projeto, discutido e desenhado no ABC Paulista.

De acordo com Moan, o avanço do projeto pelo Senado depende de “união verdadeira” entre os três grandes polos de ferramentaria do país. “Os principais estão aqui (em Caxias do Sul), em Joinville e no ABC. Em prol das ferramentarias, eu defendo um bureau de engenharia nacional”, afirmou o executivo.

“Moan disse considerar importante a ampliação dessa iniciativa para cadeias localizadas em Caxias do Sul e Joinville, além do Grande ABC. Com isso, garante apoio ao projeto que nasceu no ABC, com a participação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, das prefeituras de São Bernardo e Diadema, das universidades e de empresários do APL Ferramentaria. O valor que as montadoras destinarem ao bureau de engenharia poderão ser utilizados como comprovação para investimentos em P&D, em cumprimento à legislação do Inovar-Auto e à Portaria 318 assinada pelo Governo Federal em 2014”, explicou Rocco.

O objetivo do bureau de engenharia é garantir mais competitividade ao setor de ferramental no país, aumentando a qualidade e a rapidez e reduzir custos de simulação e projetos para a indústria.

Os membros do APL Ferramentaria do ABC Carlos Manoel de Carvalho, Paulo Sérgio Furlan Braga e o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Roberto Nogueira da Silva (Bigodinho), também fizeram parte do painel Inovar-Auto para debater condições para o aumento de competitividade no setor automotivo, com a finalidade de produzir veículos mais econômicos e seguros pelo novo regime automotivo brasileiro. Questões como investimentos na cadeia de fornecedores, em engenharia, tecnologia industrial básica, pesquisa e desenvolvimento e capacitação de fornecedores também foram abordadas no debate.

Durante sua participação no painel, Bigodinho destacou as chamadas “ações pró-ativas” desenvolvidas por trabalhadores, empresários, integrantes do APL, Agência de Desenvolvimento Econômico e do governo com o intuito de efetivar a aplicação do programa Inovar-Auto, que estimula a nacionalização de conteúdo pela cadeia automotiva.

“Temos que decidir se queremos ser fabricantes de conteúdo próprio ou apenas montadores. E temos que nos unir não só quando estamos em crise. Precisamos achar alternativas”, disse o sindicalista.

Para o presidente da Anfavea, Luiz Moan, a onda de pessimismo que atinge o país é um crime. ‘’Cometemos este crime de entrar nessa onda de pessimismo e conseguimos deixar o consumidor com medo. O trabalhador fica com medo de perder o emprego e não gasta. E quando o consumidor não gasta, a economia não gira. E quando a economia não gira, o trabalhador perde o emprego. O momento é difícil, sim. Mas é um momento’’, disse.

Grande ABC na Plastech Brasil 2015:

Durante a Feira do Plástico, da Borracha, dos Compósitos e da Reciclagem – Plastech Brasil 2015, que acontece até o dia 28 de agosto, em Caxias do Sul, o ABC Paulista apresenta seu potencial produtivo e as experiências regionais aos demais expositores e visitantes do evento.

Indústrias do ABC apresentam seus portfólios de produtos aos cerca de 30 mil visitantes esperados na feira. As empresas, integrantes dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Ferramentaria e do Plástico da região, são expositoras no stand da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC durante o evento.

Sobre a Plastech Brasil 2015:

A Plastech Brasil é uma importante feira da cadeia do setor plástico de transformação organizada pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) a cada dois anos. Neste ano, o evento chega a sua quinta edição com a participação de expositores do setor de plástico, borrachas, reciclagem e compósitos, em diversos segmentos, desde matérias-primas e produtos básicos até serviços e projetos técnicos. A programação completa da Plastech Brasil 2015, bem como informações sobre credenciamento, estão disponíveis no site da feira -www.plastechbrasil.com.br.

 

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Foto: Gabriel Lain

527 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.