Terça-feira, 16 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Terça-feira, 25 de Agosto de 2015

Agência e empresários do ABC debatem prioridades e ações pelo desenvolvimento regional

Encontro foi definido pelo presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, após solicitação do grupo, no dia 12

Nesta segunda-feira, dia 24, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, representando o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, recebeu representantes de entidades empresariais e do poder público de municípios da região, além do próprio Consórcio, para debater questões relacionadas à retomada do crescimento econômico nas sete cidades. Durante o encontro, os participantes definiram três pautas iniciais de trabalho: qualificação profissional, ampliação da competitividade por meio de alternativas tributárias e ampliação da disponibilidade de crédito para financiamento, especialmente das micro e pequenas empresas.

“Tivemos hoje a primeira reunião de trabalho deste grupo, em um fórum já instituído para promover debates entre os setores público e privado, que é a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Ouvimos as demandas dos empresários e, em consenso, alinhamos as ideias apresentadas às ações que já estão em curso ou que poderão ser iniciadas e impulsionadas a partir da elaboração de uma agenda que terá como principal objetivo o desenvolvimento econômico de nossa região”, afirmou o secretário executivo da entidade, Giovanni Rocco.

A partir dos pontos levantados na reunião, a Agência GABC irá elaborar agenda para ser discutida e avaliada pelo grupo. Ainda nesta semana, deverá ser estabelecido calendário de novos encontros de trabalho, que deverão acontecer nas próximas semanas.

Os empresários indicaram questões que consideram vitais para indústrias na região, especialmente relacionadas à carga tributária brasileira, que torna os produtos nacionais, inclusive produzidos no ABC, como componentes que são fornecidos às montadoras em diversos segmentos, menos competitivos em relação às peças importadas. As empresas do segmento automotivo e químico, parte das duas principais cadeias produtivas da região, foram destaque.

Donizete Duarte, presidente do CIESP Diadema, afirmou, no encontro, que o objetivo do grupo é criar mecanismos para contornar os desafios econômicos, pensando no cidadão e nas cidades. Em sua fala, Duarte enfatizou a importância de investimentos nos jovens da região, potenciais profissionais para a indústria local, e da união de todos os atores das sete cidades. “O problema não é só do governo. É de todos nós. É necessário ter um discurso de união”, disse.

De acordo com o presidente do CIESP Santo André, Emanuel Teixeira, o grupo deseja criar, com as reuniões e a agenda de trabalho, um ambiente adequado para buscar alternativas para a retomada do crescimento. “Precisamos resgatar a confiança dos cidadãos e encontrar soluções regionais”, declarou.

Presente à reunião, o diretor de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Hamilton Lacerda, listou aos empresários ações realizadas pela entidade, inclusive em parceria com a Agência, para garantir mais eficácia aos projetos de qualificação profissional na região. Também mencionou o levantamento realizado com assessoria da UFABC para mapear e diagnosticar o uso de áreas do ABC, “verificando como o uso das áreas pode ser um indutor do desenvolvimento regional”, disse.

Participaram da primeira reunião de trabalho entre Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, representando também o Consórcio Intermunicipal GABC, e representantes de entidades empresariais e poder público dos municípios: o presidente do CIESP Diadema, Donizete Duarte; o presidente do CIESP Santo André, Emanuel Teixeira, além de outros membros da entidade; a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Santo André, Oswana Fameli; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mauá, Aldo Cursino; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo André, Evenson Dotto; o secretário executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco; o diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda; o diretor do SindusCon – SP - Regional Santo André, Sérgio dos Santos; Norberto Perella, membro do APL Metal-mecânico; além de equipe técnica do Consórcio e da Agência GABC.

O encontro entre empresários, gestores públicos e Agência GABC foi deliberado pelo presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, que recebeu do grupo, no dia 12 de agosto, manifesto com avaliação sobre o atual cenário econômico regional e nacional e solicitando participação da entidade em ações de retomada do crescimento.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 12/07/2024 11:41:31