Sexta-feira, 03 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Segunda-feira, 24 de Agosto de 2015

Região debate políticas industriais em feira do setor plástico no Sul do país

APL Ferramentaria participa de painel de discussões sobre o novo regime automotivo brasileiro – Inovar-Auto

Região debate políticas industriais em feira do setor plástico no Sul do país

O Grande ABC levará suas experiências e conhecimentos sobre as novas políticas industriais do país à Plastech Brasil – Feira do Plástico, da Borracha, dos Compósitos e da Reciclagem - que será realizada de 25 a 28 de agosto, em Caxias do Sul. O Arranjo Produtivo Local (APL) Ferramentaria do Grande ABC – formado por empresários, sindicatos, Prefeitura de São Bernardo do Campo e pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, braço executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para assuntos ligados à economia, estará presentes no evento em estande de exposição de empresas da região do ABC, além de participar de discussões sobre as novas políticas para a indústria.

No dia 26, os membros do APL Ferramentaria do ABC Carlos Manoel de Carvalho, Paulo Sérgio Furlan Braga e o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Roberto Nogueira da Silva, farão parte do painel Inovar-Auto para debater condições para o aumento de competitividade no setor automotivo, com a finalidade de produzir veículos mais econômicos e seguros pelo novo regime automotivo brasileiro.

Também participam deste painel de discussões Luiz Moan, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Ricardo Jacomassi, do Sindipeças, Maria Paula Merlotti, coordenadora executiva do setor automotivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, e Margarete Gandini, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Questões como investimentos na cadeia de fornecedores, em engenharia, tecnologia industrial básica, pesquisa e desenvolvimento e capacitação de fornecedores também serão abordadas no painel Inovar-Auto, que acontecerá a partir das 9h do dia 26.

A proteção ao mercado nacional envolvendo toda a cadeia produtiva do setor automotivo é uma das principais bandeiras do APL Ferramentaria da região, que vem apresentando reivindicações ao Governo Federal para provocar mudanças na política industrial do país. Entre as conquistas já obtidas por meio dessa articulação estão a Lei que criou o novo Regime Automotivo, o decreto que estabeleceu a rastreabilidade do conteúdo local de componentes dos veículos produzidos no país e a publicação da Portaria Interministerial 318/2014, que definiu as etapas de produção do ferramental e autorizou às montadoras a reversão de investimento de P&D e Engenharia para o setor em créditos para desconto no IPI.

Em junho desse ano, o APL Ferramentaria participou do 8º Encontro Nacional de Ferramentaria, em Joinville – Santa Catarina. Na ocasião, membros do Arranjo também falaram sobre desafios para empresas do setor e oportunidades.

Sobre a Plastech Brasil 2015:

A Plastech Brasil é uma importante feira da cadeia do setor plástico de transformação organizada pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) a cada dois anos. Neste ano, o evento chega a sua quinta edição com a participação de expositores do setor de plástico, borrachas, reciclagem e compósitos, em diversos segmentos, desde matérias-primas e produtos básicos até serviços e projetos técnicos.

A programação completa da Plastech Brasil 2015, bem como informações sobre credenciamento, estão disponíveis no site da feira - www.plastechbrasil.com.br.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 02/05/2024 15:47:10