.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Iniciativa, pioneira na área, é desdobramento de curso organizado pelo GT Gênero
Foi instalado na noite de ontem (17), na sede do Consórcio Intermunicipal, o Fórum de Gênero e Masculinidades do Grande ABC, iniciativa pioneira que pretende estimular o debate e o engajamento do público masculino em torno de assuntos relativos à violência contra a mulher e também por questões raciais, de classe, idade, deficiência ou orientação sexual (LGBT). “A ideia é que esses homens possam pensar em maneiras de lidar com os problemas sem o uso de violência e força”, disse Flávio Urra, um dos idealizadores do grupo.
A criação do fórum foi fruto de discussões realizadas pelos alunos da primeira turma do curso ‘’Gênero e Masculinidades’’, articulado pelo Grupo de Trabalho Gênero do Consórcio, como parte da política de enfrentamento à violência contra a mulher. Em julho, 32 servidores públicos com atuação na região foram capacitados para atuar como facilitadores e multiplicadores em grupos reflexivos formados por homens. O fórum lançado ontem pretende sensibilizar um número cada vez maior de homens em torno da defesa das políticas de gênero e direitos humanos, e contará com a participação de representantes da sociedade civil, de sindicatos e gestores públicos.
Para a coordenadora do GT Gênero, Maria Cristina Pechtoll, a criação do Fórum é ”um alento em um momento de muito ódio sendo exalado no País”. Para ela, o fato de a iniciativa ser um desdobramento do curso realizado mostra que o trabalho desenvolvido está no caminho certo. “Um grupo de homens que se reúnem para combater a violência contra as mulheres? Isso é histórico para o ABC e para o Brasil”, enfatizou.
O Diretor de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal, Hamilton Lacerda, também destacou que a entidade regional “está sempre à disposição dos movimentos sociais, na busca de caminhos para construir políticas públicas”. Durante o evento de instalação do Fórum, foi aprovada a “Carta de Princípios e Funcionamento” e eleitas comissões permanentes da plataforma.