Sexta-feira, 03 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Quarta-feira, 05 de Agosto de 2015

Estudantes de escolas de Santo André conhecem o Consórcio e indicam suas demandas aos prefeitos

Encontros estimularam crianças a pensarem em ações para melhorar a região

Desde terça-feira (4), as instalações do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, onde geralmente são realizadas as assembleias de prefeitos, reuniões de Grupos de Trabalho e eventos, foram tomadas por crianças da rede municipal de ensino infantil e fundamental de Santo André. A ação envolve os Conselhos Mirins da cidade, instrumentos utilizados pelo projeto da Gestão Democrática da Educação de Santo André para disseminar valores democráticos tendo os alunos como principais atores.

Mais de 100 conselheiros mirins conheceram o Consórcio e a Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, braço executivo da entidade para assuntos ligados à economia, e aproveitaram para deixar sugestões para ajudar os prefeitos a melhorar a região. As visitas à sede da entidade regional se encerraram nesta quinta-feira (6), após três dias de visitas.

O coordenador das visitas do projeto, Wagner Sussai explica que os encontros buscam agregar conhecimento de civilidade e democracia aos alunos. ‘’ Por meio do conselho procuramos conscientizar as crianças sobre a cidadania e permitir que elas desfrutem de um ambiente democrático’’, disse.

Na terça-feira (4), 15 das 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) de Santo André, foram representadas por delegação formada por 33 conselheiros mirins. Já nesta quarta-feira (5), estiveram no Consórcio 40 crianças de 19 Conselhos Mirins.

Segundo Wagner Sussai, as crianças selecionadas para integrar os conselhos devem apresentar aos colegas de turma o que vivenciaram durante as visitas. ‘’A lógica é que os próprios alunos elejam os representantes para participar destas visitas sob a responsabilidade de contar tudo o que viram e aprenderam ao longo do passeio. Essas crianças já visitaram diversas instituições, inclusive o paço municipal de Santo André’’, lembrou.

Após conhecerem a estrutura da entidade e de breve apresentação sobre o papel do Consórcio na articulação regional, as crianças participaram de atividade na qual apontaram o que poderia ser melhorado na região. As demandas variaram de praças e parques ecológicos, mais segurança nas escolas e veterinários para cuidar dos animais. O aluno Guilherme, 10, da Emeief Profª Yvone Zahir, foi mais incisivo. ‘’Eu gostaria que tivesse um Hospital que atendesse todo o ABC e que o transporte público melhorasse’’, defendeu.

Na quarta-feira (5), segundo dia de visitas dos representantes dos Conselhos Mirins ao Consórcio, os alunos realizaram atividade semelhante ao primeiro grupo de crianças do dia anterior. Elas passaram por dinâmica na qual apontaram suas sugestões para a região, demonstrando grande preocupação com a preservação do meio ambiente.

O Diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda, demonstrou satisfação com o alto grau de conhecimento das crianças sobre a região e prometeu encaminhar aos prefeitos as reivindicações dos conselheiros das Emeiefs. ‘’É difícil mostrar concretamente o que fazemos neste espaço árido, mas vejo que vocês não tiveram dificuldade. Nós levaremos essas propostas aos prefeitos para que eles tentem melhorar a cidade do jeito que vocês querem’’, declarou.

As escolas que participaram da primeira visita, no dia 4, foram as Emeiefs: Prof. José Prado da Silveira, Sônia Aparecida Marques, Odylo Costa Filho, Profª Terezinha Nosé, Cândido Portinari, Silvia Orthof, Prof. Júlio Nunes Nogueira, José Maria Sestilio Mattei, Fernando Pessoa, Maria da Graça de Souza, Janusz Korczak, Padre Fernando Godat, Prof. José Lazzarini Júnior, Profª Yvone Zahir e Luíz Sacilotto.

Já no segundo dia de visitas, os conselheiros mirins representaram as Emeiefs Comendador Piero Pollone, Miguel Sanches Ruiz, Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro, Dom Jorge Marcos de Oliveira, Salvador dos Santos, Augusto Boal, Homero Thon, Elizabete Leonardi, Carlos Drummond de Andrade, Prof. Nicolau Moraes Barros, Machado de Assis, Chico Mendes, Cora Coralina, Carolina Maria de Jesus, Prof. Paulo Freire, Demercindo da Costa Brandão, Vinícius de Moraes, João de Barros Pinto e Profª. Maria Cecília Dezan Rocha.

Nesta quinta-feira (6), a terceira e última visita dos representantes mirins à sede do Consórcio reuniu 28 conselheiros. As 12 escolas representadas foram Vereador Manoel de Oliveira, Prof. Darcy Ribeiro, Tarsila do Amaral, Profª Evangelina Jordão Luppi, Madre Teresa de Calcutá, Cidade Takasaki, Prof.ª Elaine Cena Chaves Maia, Luiz Gonzaga, Prof.ª Maria da Penha de Almeida Manfredi, Prof. Eufly Gomes, Paranapiacaba e Parque Andreense.

O Secretário Executivo do Consórcio, Luís Paulo Bresciani, reforçou a intenção de levar as demandas dos conselheiros mirins aos prefeitos. ‘’Levaremos aos prefeitos tudo o que vocês nos passaram ao longo destes três encontros, e como vocês sugeriram, trabalharemos para que as crianças tenham maior participação nas decisões da região. Tenham em mente que vocês estão dando início a isso’’, disse ao se referir a uma das sugestões apresentadas pelas crianças na manhã desta quinta-feira.

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 02/05/2024 15:47:10