Terça-feira, 16 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Terça-feira, 28 de Julho de 2015

Consórcio firma parceria com Agência de Desenvolvimento Econômico para projetos de estímulo à economia regional

Ações para diversificação de negócios, qualificação profissional e fortalecimento de empresas estão entre produtos de novo convênio

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC celebraram neste mês novo convênio para a realização de projetos que têm por objetivo fortalecer empresas, principalmente micro e pequenas. Por meio da parceria, até julho de 2016, o Consórcio destinará R$ 346 mil para a Agência executar ações para estimular a inovação e desenvolvimento tecnológico, ampliar os resultados de projetos de qualificação profissional, garantir mais competitividade aos empreendimentos do setor automotivo, e incentivar a vocação do turismo regional.

O convênio atende metas propostas pelo Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo 2014 – 2017 do Consórcio, dentro do eixo Desenvolvimento Econômico e Turismo, e o planejamento estratégico da Agência de Desenvolvimento Econômico 2013-2017. “A concretização e constante ampliação da relação entre o Consórcio e a Agência vão de encontro aos objetivos do desenvolvimento regional pensados desde nossa fundação, em 1990. Nessa nova etapa do convênio, os recursos foram aumentados em função da expansão e complexidade dos projetos, que estão sempre em sintonia com o PPA Regional”, reforçou o Diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda, lembrando a reedição do convênio de 2014.

A parceria prevê a realização de seis produtos, que fazem parte de três projetos.

Projeto I – “Inovação para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Grande ABC”:

Dentro deste projeto, estão previstos repasses para complementar a primeira fase do estudo que avalia o potencial competitivo da região para a cadeia de defesa. O objetivo deste estudo é conhecer a organização desta indústria em todo o mundo, analisar de que forma as empresas da região podem se tornar fornecedoras e como universidades e indústrias do ABC poderão participar do processo de transferência e absorção de novas tecnologias.

Também será contemplada com os recursos a criação do Plano Regional de Educação Profissional, que prevê a realização de Encontro Regional para debater as ações de qualificação de mão de obra no ABC e propor ideias para ampliar a efetividade dos programas existentes e até novos trabalhos, de acordo com a demanda dos municípios. A elaboração de diagnóstico sobre educação profissional e construção de Plano Regional sobre o tema fazem parte desta ação.

No Programa Nacional de Desenvolvimento de Fornecedores do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio de convênio com a Agência, 25 indústrias de pequeno e médio porte da cadeia de fornecedores da sistemista na região poderão participar de atividades que irão auxiliá-las no processo de adequação aos requisitos das grandes empresas. No total, a Agência captou cerca de R$ 1,3 milhão para a ação. O Consórcio Intermunicipal destinará, pelo convênio assinado neste mês, R$ 104 mil à Agência de Desenvolvimento, verba que será utilizada para o pagamento de contrapartida ao Programa do MDIC.

Também será realizada a divulgação do Inventário de Serviços Tecnológicos do ABC. O documento, que lista informações sobre a oferta de laboratórios para testes na região, tanto nas universidades como no setor privado, é resultado de estudo realizado pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), por meio de parceria entre Consórcio e Agência GABC em 2014. Neste ano, o Inventário de Serviços Tecnológicos será divulgado a empresários e lideranças.

Projeto II - Implantação e fortalecimento do circuito turístico no Grande ABC:

O segundo projeto do convênio prevê a destinação de recursos para a manutenção e atualização de conteúdo de site de turismo na região em 2015. A página foi desenvolvida por meio de parceria entre Consórcio e Agência no convênio de 2014.

Projeto III - Desenvolvimento regional do turismo nas indústrias:

O terceiro projeto contemplado pelo convênio entre as entidades irá estimular o desenvolvimento regional do turismo nas indústrias, a exemplo das ações bem sucedidas realizadas pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. Para isso, a Agência irá contratar consultoria para a elaboração de projeto regional de turismo industrial.

Os projetos II e III atendem à demanda do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo do Consórcio Intermunicipal.

Convênio entre Consórcio e Agência 2014:

A parceria celebrada neste ano entre Agência e Consórcio Intermunicipal Grande ABC dá sequência a algumas das ações iniciadas em convênio firmado em 2014, além de prever novos trabalhos.

No último ano, por meio da parceria, foram realizados o estudo do potencial da Represa Billings para esportes náuticos; o estudo do impacto da Linha 18 – Bronze - do Metrô no ABC; o Inventário Tecnológico do ABC; workshop sobre turismo industrial; e o desenvolvimento do site ABCTur. Para a realização dessas ações, foram investidos cerca de R$ 200 mil.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 16/04/2024 16:58:13