Sábado, 04 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Segunda-feira, 01 de Junho de 2015

Consórcio cobra do governo estadual entrega de medicamentos de alto custo nas AMEs

A descentralização da entrega de medicamentos de alto custo nos equipamentos estaduais de Saúde instalados na região será novamente cobrada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Reunidos em assembleia mensal na manhã de hoje (1º), os prefeitos das sete cidades retomaram a pauta que vem sendo discutida desde 2011 com o governo do Estado, como parte da Agenda Metropolitana do Grande ABC. A ideia é que os medicamentos sejam distribuídos também nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Santo André e Mauá, além da continuidade do serviço no Hospital Estadual Mário Covas. O Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio obteve das equipes regionais de Saúde a informação de que uma análise técnica será feita no prazo de 30 dias.

“É preciso facilitar o acesso, encurtar a distância percorrida pelas pessoas para retirada do medicamento. Há dois custos que estamos levando em consideração e foi essa nossa sugestão: a vinda de farmacêuticos e a estrutura de segurança, pois trata-se de medicamentos com custo muito elevado. A intenção é dar melhor comodidade à população”, afirmou o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.

Ouvidorias

A assembleia de prefeitos aprovou a criação de um grupo especial de ouvidores municipais para uma ação regionalizada, por meio do Consórcio, com troca de experiências entre os municípios visando padronizar os  procedimentos das Ouvidorias. “O papel das ouvidorias é ser uma importante ferramenta que liga a população à administração pública. Este grupo se reunirá no Consórcio para criar uma padronização de excelência no atendimento”, adiantou o presidente do Consórcio.

PAC Mobilidade

Outro ponto discutido pelos prefeitos foi a publicação ocorrida hoje (1º), de edital de contratação de empresa para elaboração de projetos de engenharia para a segunda etapa de obras do PAC Mobilidade do ABC, cujos investimentos devem atingir R$ 1,1 bilhão, conforme articulação do Consórcio junto ao governo federal. A abertura de envelopes da concorrência está prevista para 17 de julho.

Assemae

O encontro mensal aprovou, também, a filiação do Consórcio à Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), uma Organização Não Governamental criada para fortalecer os serviços municipais de saneamento. “Nosso objetivo é trocar sinergias e verificar, a nível nacional, o que está sendo discutido a respeito de tarifas e serviços ligados ao saneamento básico, ou seja, água, esgoto e drenagem urbana”, destacou o prefeito Gabriel Maranhão.

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 03/05/2024 15:40:03