Sábado, 04 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Terça-feira, 26 de Maio de 2015

XIII Congresso de História do Grande ABC debate orçamento

Acontece nesta quarta-feira (27), às 14h, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a oitava reunião preparatória para realização do XIII Congresso de História do Grande ABC, que dará início às discussões sobre o orçamento para o evento. A Comissão Organizadora do evento tem realizado reuniões periódicas com memorialistas, pesquisadores, escritores, estudantes, além de munícipes que desejem contribuir para o planejamento do Congresso que acontecerá entre os dias 23 e 26 de setembro, em Ribeirão Pires.

Durante a última reunião foi feita a relação de nomes que devem compor as mesas de debate. Foi levantada, também, a possibilidade de montar exposição de livros e obras ligadas ao tema central do Congresso: “História, Diversidade e Identidade: o que nos une?”.

Em sua décima terceira edição, o Congresso conta com o apoio do Consórcio, mantendo o compromisso de estimular a reflexão dos munícipes em torno da riqueza histórica da região. O Consórcio tem buscado fortalecer a união das sete cidades em torno do papel do ABC no contexto histórico e cultural do país por meio do Grupo de Trabalho História e Memória.

As mesas de debate serão: Historiografia do Grande ABC - a qual prestará homenagem ao Prof. Wanderley dos Santos; Memória 2.0 (Internet, Redes Sociais e Memória Regional); História do Uso da Água na Região; Diversidade e Identidade Cultural: a questão Étnica na História do Grande ABC; Memória e Colecionismo; A atuação dos Conselhos Municipais de Defesa do Patrimônio na Região; Integração Regional; Diversidade Identidade Cultural: a questão do Gênero. Haverá uma oficina sobre o ‘’Patrimônio Histórico da Cidade de Ribeirão Pires’’.

8ª Reunião Preparatória para o XIII Congresso de História do ABC

Dia 27 de maio, quarta-feira, das 14h às 17h