.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
‘’Escravismo e Resiliência’’ será o primeiro tema da série de seis palestras organizadas pelo GT Igualdade Racial
Na semana que sucede o ‘’13 de Maio’’, data histórica marcada pela assinatura da Lei Áurea de 1888, que regulamentou a abolição da escravidão no Brasil, o ABC sai na frente ao mobilizar a população em torno do atual cenário do negro dentro da sociedade moderna, onde ainda há vestígios de preconceito racial e desigualdade social. O Grupo de Trabalho Igualdade Racial, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com apoio do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – Subsede Grande ABC, promove série de seminários abertos ao público para estimular a reflexão e discussão em torno da questão. As conclusões dos debates – seis palestras - serão utilizadas futuramente como subsídio para a formulação e estruturação da Cartilha Regional de Enfrentamento ao Racismo. O primeiro encontro acontecerá na próxima quinta-feira (21), às 18h, na sede da entidade regional (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André).
A série de seminários começa com a temática ‘’Escravismo e Resiliência’’ e será conduzida pela mestra em Ciência da Religião e professora de Filosofia graduada pela Universidade Metodista de São Paulo, Lucilia Laura Pinheiro Lopes, que possui experiência em questões afro-brasileiras, cidadania e direitos humanos.
Ao término dos seminários, em outubro, os membros do GT irão produzir a cartilha regional com síntese de todos os temas abordados ao longo do processo. A cartilha deverá ser lançada em março do ano que vem e a sua elaboração é uma das ações prioritárias contidas no Plano Plurianual (PPA) Regional 2014-2017 do Consórcio.
Além da participação da população, o evento contará com a presença de especialistas, professores, gestores públicos, e os membros do GT Igualdade Racial, entre eles, o Coordenador do grupo e assessor de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos e Cultura de Paz de Santo André, Wellington da Silva Bento.
Também serão abordados ao longo dos seminários: “Raça e Racismo”; “Mulher negra, identidade, ancestralidade e religiosidade do negro”; “Protagonismo do negro”; “Juventude negra e Cultura”; e “Movimentos sociais, leis e políticas afirmativas”. Os seminários acontecerão na penúltima quinta-feira de cada mês.
Veja abaixo os dias em que cada tema será discutido:
Escravismo e Resiliência (21/05)
Raça e Racismo (18/06)
Mulher negra, identidade e ancestralidade do negro e religiosidade (23/07)
Protagonismo negro (20/08)
Juventude negra e Cultura (17/09)
Movimentos sociais, Leis e Políticas Afirmativas (22/10)