Sexta-feira, 03 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Segunda-feira, 11 de Maio de 2015

Prefeito Donisete Braga é empossado presidente da Agência

Professor Joaquim Celso Freire, da USCS, foi reconduzido à vice-presidência da entidade

Prefeito Donisete Braga é empossado presidente da Agência

Nesta segunda-feira, dia 11 de maio, o prefeito de Mauá, Donisete Braga, foi empossado no cargo de presidente do Conselho Diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC para o biênio 2015-2017. O vice-presidente da entidade no biênio anterior, professor Joaquim Celso Freire Silva, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, foi reconduzido ao cargo. A solenidade foi realizada no auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Em discurso a empresários e autoridades presentes - prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, deputados, sindicalistas e profissionais das universidades da região, o prefeito Donisete Braga reafirmou o compromisso em dar sequência ao planejamento estratégico de ações elaborado no último biênio (2013-2015), quando a entidade foi liderada pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques. Entre os projetos destacados para a nova gestão estão o fortalecimento das parcerias entre os diferentes atores regionais e a inovação.

“A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o Consórcio Intermunicipal são os braços institucionais que expressam a vontade coletiva das lideranças regionais e se põem em permanente compromisso com o povo da região para lhe proporcionar as soluções de grande magnitude que ultrapassam os limites de cada município e fazem do ABC o verdadeiro espaço de promoção do desenvolvimento”, afirmou Braga.

“A nossa missão é estimular a inovação e investimentos em desenvolvimento tecnológico, garantir meios para a qualificação profissional, promover a diversificação de negócios, o fortalecimento das empresas locais - principalmente micro e pequenas, garantir competitividade e apoiar empresários em projetos de captação de recursos junto a instituições financeiras nacionais e internacionais”, observou o novo presidente da entidade.

Para o vice-presidente da Agência , professor Joaquim Celso Freire Silva, da USCS, a aliança entre universidades e os demais segmentos que integram a Agência é fundamental para a promoção do desenvolvimento. “Quando eu e o Rafael assumimos, falávamos da importância do conhecimento e do trabalho na condução da entidade. Eu retomo essa questão por entender que o desenvolvimento da região está muito ligado a isso. A parceria entre universidades e empresas, com apoio de gestão e de políticas públicas, leva uma região adiante. Se olharmos o mapa do mundo, não vamos encontrar regiões desenvolvidas sem universidades fortes. Aqui no Grande ABC nossas universidades têm competência instalada para alavancar o desenvolvimento, com formação de profissionais em todas as áreas”, afirmou.

O presidente da Agência no biênio anterior, Rafael Marques, relembrou conquistas da entidade nos últimos dois anos, como a elaboração do plano de ações válido até 2017, e a participação da entidade em importantes discussões, como reivindicações feitas pelo Sindicato e empresários à União. “A região do Grande ABC tem sido atuante para levar ao Governo as demandas da indústria. Influenciamos e participamos ativamente do processo de construção do Inovar-Auto e, por meio do APL Ferramentaria, garantimos a inclusão da comprovação de Pesquisa e Desenvolvimento associada ao projeto ferramental no Brasil. Esse é um ganho para todo o país e para a região, que concentra grande parte dessa cadeia”, relembrou.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, falou, em nome dos prefeitos da região, sobre a importância da Agência. “É uma satisfação para mim ver o desenvolvimento que está ocorrendo em Rio Grande da Serra, fruto de todos os projetos que estão sendo feitos nesta casa. (pelo Consórcio e pela Agência). Tenho certeza de que o prefeito Donisete está preparado para o grande desafio de liderar a entidade. Sei da importância da parceria e da sinergia entre Agência e Consórcio. Conte conosco”, sinalizou Maranhão.

Sobre a eleição do Conselho Diretor da Agência GABC - O prefeito de Mauá, Donisete Braga, e o professor Joaquim Celso Freire Silva, da USCS, foram eleitos por unanimidade ao comando do Conselho Diretor da Agência em Assembleia Geral da entidade no dia 31 de março deste ano.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 02/05/2024 15:47:10