Sexta-feira, 03 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Quarta-feira, 06 de Maio de 2015

Congresso de História abrirá espaço para lançamento de livros que tratem da história e memória do ABC

O próximo Congresso de História do Grande ABC que acontecerá entre os dias 23 e 26 de setembro, em Ribeirão Pires, terá um espaço reservado para a exposição de livros e obras acadêmicas que tenham relação com o tema central do evento: “História, Diversidade e Identidade: o que nos une?”. Esta foi uma das conclusões da sétima reunião preparatória que contou com a presença de memorialistas, pesquisadores, escritores e estudantes do ABC. A próxima reunião será em 27 de maio, às 14h, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

A Comissão Organizadora está planejando incluir atividades artísticas para o público sob o nome de ‘’Café Cultural’’. Estão confirmadas até o momento duas apresentações e uma performance teatral. Lançamentos de livros poderão acontecer durante os intervalos entre as mesas de debate. Os escritores que tiverem interesse em expor suas obras no decorrer do evento precisam enviar sinopse dos livros para o e-mail museu@ribeiraopires.sp.gov.br. A única condição é que os temas das obras estejam ligados à proposta do Congresso de disseminar conhecimento histórico-cultural da região.

As mesas de debate são: Historiografia do Grande ABC - a qual prestará homenagem ao Prof. Wanderley dos Santos; Memória 2.0 (Internet, Redes Sociais e Memória Regional); História do Uso da Água na Região; Diversidade e Identidade Cultural: a questão Étnica na História do Grande ABC; Memória e Colecionismo; A atuação dos Conselhos Municipais de Defesa do Patrimônio na Região; Integração Regional; Diversidade Identidade Cultural: a questão do Gênero. Haverá também uma oficina sobre o ‘’Patrimônio Histórico da Cidade de Ribeirão Pires’’.

A mesa ‘’Integração Regional’’ será dedicada Consórcio, que em conjunto com o Congresso, comemora os seus 25 anos de existência.  Os palestrantes explanarão sobre a história e as últimas conquistas da entidade e, os seus desafios voltados à defesa e à preservação da memória da região.

O presidente da Comissão Organizadora e secretário adjunto de Cultura de Ribeirão Pires, Marcílio Duarte, sugeriu a criação de um site permanente e de caráter regional para o Congresso de História do Grande ABC, ‘’onde os documentos e arquivos estejam acessíveis ao público’’. ‘’Um grande desafio para a organização tem sido a falta de referências de Congressos passados. Por isso, achamos interessante criar um sistema que disponibilize todo o material utilizado nesta e em outras edições para consulta, seja ela para fins acadêmicos ou interesse popular. Afinal, a função do Congresso é de justamente salvar a memória regional’’, defendeu.

Hamilton Lacerda reafirmou o compromisso da entidade para com a causa do Congresso. ‘’O Consórcio desde o início apoiou a realização dos Congressos de História do Grande ABC, pois, assim como vocês, valorizamos a memória da região e desejamos que ela seja compartilhada e preservada’’, disse.

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 02/05/2024 15:47:10