Sexta-feira, 03 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Segunda-feira, 27 de Abril de 2015

Governo Federal mantém prioridade aos recursos do PAC Mobilidade no ABC

Durante reunião com o Consórcio, União enfatizou seu compromisso com a execução das obras na região

Governo Federal mantém prioridade aos recursos do PAC Mobilidade no ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC se reuniu na manhã desta segunda-feira (27) com o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Maurício Muniz, para apresentar os estágios de contratos de obras do PAC Mobilidade na região e de outros projetos municipais que envolvem repasses do PAC. O encontro teve como objetivo assegurar que toda a documentação apresentada pela entidade atenda às exigências da União e garantir o mais breve início das intervenções. O Presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, representou os prefeitos durante o encontro em Brasília, sendo acompanhado pelo prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides.

A audiência contou com a participação de técnicos da Caixa Econômica Federal, Ministério das Cidades e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A reunião com o secretário do PAC foi solicitada pelos prefeitos por meio do Consórcio, após orientação da presidenta da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior.

Com investimentos estimados em R$ 39 milhões, Rio Grande da Serra foi o primeiro município da região a receber recursos provenientes do PAC Mobilidade. Entre as intervenções estão a pavimentação e sinalização de vias com prioridade para o transporte coletivo, a construção de ciclovias e calçadas acessíveis, além da realização de obras de drenagem e construção de muros de contenção. ''São obras importantes que trarão desenvolvimento para a nossa região. Em Rio Grande da Serra, as obras estão à todo vapor e a intenção é manter o ritmo acelerado'', disse o presidente do Consórcio em relação às obras com investimentos do PAC Mobilidade já iniciadas no município.

Muniz assegurou compromisso de que as obras não serão afetadas por atrasos ou bloqueios. ‘’O secretário se comprometeu a pactuar o cronograma de recursos financeiros dentro de três semanas com destino tanto para as obras do PAC Mobilidade quanto para a elaboração dos novos projetos pelo Consórcio’’, disse o secretário executivo do Consórcio, Luís Paulo Bresciani.

A coordenadora do Grupo de Trabalho Mobilidade, Andrea Brisida, classificou o encontro como produtivo. ‘’Conseguimos repassar todos os projetos que aguardam licitação ao secretário Maurício Muniz e aos demais profissionais encarregados. Deixamos claro nossa preocupação quanto ao fluxo de caixa para que tenhamos mais obras em andamento dentro do cronograma, para além da obra de Rio Grande da Serra, já iniciada’, disse.

Com investimentos estimados em R$ 39 milhões, Rio Grande da Serra foi o primeiro município da região a receber recursos provenientes do PAC Mobilidade. Entre as intervenções estão a pavimentação e sinalização de vias com prioridade para o transporte coletivo, a construção de ciclovias e calçadas acessíveis, além da realização de obras de drenagem e construção de muros de contenção. ''São obras importantes que trarão desenvolvimento para a nossa região. Em Rio Grande da Serra, as obras estão à todo vapor e a intenção é manter o ritmo acelerado'', disse o presidente do Consórcio em relação às obras com investimentos do PAC já iniciadas no município.

A primeira etapa do PAC Mobilidade terá investimentos na ordem de R$ 1 bilhão, com recursos de R$ 876 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) e FGTS, além de contrapartida de R$ 139 milhões dos municípios e R$ 31,6 milhões para projetos que serão elaborados através do Consórcio para uma segunda etapa que terá investimentos federais calculados em mais R$ 1,1 bilhão. Também foi apresentada a situação do PAC Encostas, que conta com investimentos de R$ 104,3 milhões em obras de prevenção de riscos de Diadema, Mauá e São Bernardo, anunciados pela presidenta Dilma Rousseff em agosto de 2013, juntamente com os recursos do PAC Mobilidade.

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 02/05/2024 15:47:10