Terça-feira, 16 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Terça-feira, 24 de Março de 2015

Entrega de Medalha Ruth Cardoso reconhece trabalho da Casa Abrigo

Programa regional foi um dos seis escolhidos por ações em defesa dos direitos da mulher, entre 140 indicações

Entrega de Medalha Ruth Cardoso reconhece trabalho da Casa Abrigo

Em cerimônia realizada na noite de ontem (23) na Assembleia Legislativa de São Paulo, o Programa Casa Abrigo Regional, mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, foi homenageado com a Medalha Ruth Cardoso. A proposta de proteção e reinserção da mulher vítima de violência à sociedade, desenvolvida no ABC pelo programa, foi escolhida entre 140 indicações feitas ao Conselho Estadual da Condição Feminina, órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e organizador do evento. A medalha foi recebida pelo presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.

Também estiveram presentes à cerimônia a coordenadora do Grupo de Trabalho Gênero, Maria Cristina Pechtoll, a presidente do Conselho Gestor da Casa Abrigo, Maria Aparecida da Silva, e o Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani. “Esse não é um programa da mulher, é um programa da família. Porque quando uma mulher é agredida isso afeta diretamente a família, uma das instituições mais importantes da nossa sociedade”, resumiu o prefeito Gabriel Maranhão ao receber a medalha.

O presidente do Consórcio destacou o trabalho de todas as mulheres presentes responsáveis pelo Programa, entre gestoras do projeto, equipe técnica do Consórcio e representantes da ONG Samaritano São Francisco de Assis, executora do convênio. “São mulheres que estão presentes nesse projeto durante todos os dias do ano, desde 2003”, disse Gabriel Maranhão, lembrando a criação do Programa Caso Abrigo Regional, cujo atendimento já atingiu 1.551 pessoas, entre mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos. Atualmente, as duas unidades mantidas têm capacidade para atender 40 mulheres e filhos menores de 18 anos, recebendo investimentos de aproximadamente R$ 1,3 milhão/ano, repassados ao Consórcio pelas sete prefeituras do ABC.

A Medalha Ruth Cardoso reconhece o trabalho de entidades e personalidades que se destacaram na luta pelos direitos da mulher. No caso da Casa Abrigo, o Conselho Estadual da Condição Feminina ressaltou que o programa visa “garantir segurança e proteção à mulher em situação de violência doméstica e familiar sob risco iminente de morte, interrompendo o ciclo de violência e propiciando sua reestruturação biopsicossocial”. Para a presidente do Conselho, Rosmary Corrêa, a “delegada Rose”, o programa desenvolvido no ABC é exemplo para o País. “É um dos poucos abrigos de mulheres que funciona, e é um trabalho maravilhoso”, disse.

A experiência da Casa Abrigo vem se consagrando, também como modelo internacional. Assim como prefeituras e consórcios de outras regiões, países como Chile e África do Sul têm procurado o Conselho Gestor das casas para pesquisas sobre o modelo estrutural do programa, demonstrando interesse em implantar medidas semelhantes. Em 2011, o trabalho da Casa Abrigo foi um dos cinco programas vencedores do ‘’III Prêmio Chopin Tavares de Lima’’, na categoria de ‘’Novas Práticas Municipais’’. O evento foi promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (CEPAM) e premiou iniciativas na promoção de avanços sociais.

Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina, Cida Prado, entrega a medalha para o presidente do Consórcio, Gabriel Maranhão

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 16/07/2024 10:25:17