.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Terça-feira, 03 de Março de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Programa Casa Abrigo Regional recebe Medalha Ruth Cardoso

Programa Casa Abrigo Regional recebe Medalha Ruth Cardoso


Programa Casa Abrigo Regional recebe Medalha Ruth Cardoso

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o programa Casa Abrigo Regional, mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, receberá a Medalha Ruth Cardoso pelo trabalho desenvolvido em benefício de mulheres em situação de risco de violência doméstica. A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 23, às 19h30, na Assembleia Legislativa, e contará com a presença do presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.

Promovida pelo Conselho Estadual da Condição Feminina, órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, a premiação homenageia entidades e personalidades que se destacaram na luta pelos direitos da mulher. Ofício formalizando a premiação foi entregue no dia 2 de março, durante a assembleia de prefeitos do Consórcio, pela conselheira do CECF Cida Prado. Também estiveram presentes a coordenadora do Grupo de Trabalho Gênero, Maria Cristina Pechtoll, e a presidente do Conselho Gestor da Casa Abrigo, Maria Aparecida da Silva.

“O Programa Casa Abrigo já se tornou referência internacional e a premiação é mais um reconhecimento a esse trabalho”, afirmou o presidente do Consórcio, prefeito Gabriel Maranhão. A presidente do Conselho Gestor do Programa, Maria Aparecida da Silva, confirma que a experiência já se consagrou como modelo. Segundo ela, países como Chile e África do Sul, assim como prefeituras e consórcios de outras regiões do país têm estudado a estrutura do programa.

A coordenadora do GT Gênero, Maria Cristina Pectholl, lembrou que o trabalho de abrigamento das mulheres é desenvolvido ao mesmo tempo em que ocorrem ações para desconstruir a cultura da violência, envolvendo também homens. A conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina, Cida Prado, destacou o processo de escolha para a premiação. “Não foi difícil eleger a Casa Abrigo, apesar das inúmeras concorrentes, pela excelência do trabalho realizado lá”, disse. O Programa mantido pelo Consórcio foi selecionado por unanimidade, após análise de sugestões recebidas pelas Conselheiras, por Conselhos e Organismos Institucionais Municipais de Mulheres e pela sociedade civil.

Histórico

Implantado em dezembro de 2003, o Programa Casa Abrigo Regional é mantido por meio de recursos repassados ao Consórcio pelos sete municípios. O investimento é de aproximadamente R$ 1,3 milhão/ano e a entidade executora do Programa é a ONG Samaritano São Francisco de Assis. Há atualmente duas unidades em atividade no ABC, cada uma com capacidade de atender até 40 mulheres, a maioria entre 24 e 49 anos, e seus filhos menores de 18 anos. Juntas, as duas casas já atenderam 1551 pessoas desde sua criação, incluindo mulheres e crianças.

O acesso ao abrigamento é um dos pontos de destaque. As mulheres vítimas de violência doméstica e familiar podem ser inseridas no Programa por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e de Centros de Referência de Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência Doméstica.

O trabalho da Casa Abrigo teve seu papel social reconhecido em outra premiação, pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (CEPAM), em 2011. Na ocasião, o Programa foi um dos ganhadores do ‘‘III Prêmio Chopin Tavares de Lima’’ na categoria ‘‘Novas Práticas Municipais’’.

516 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.