Domingo, 19 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2015

Começa em Rio Grande da Serra primeira obra do PAC Mobilidade articulada pelo Consórcio

Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, assina Ordem de Serviço para liberação de recursos federais visando a construção de corredor de transporte coletivo

Com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, foi assinada hoje (25), em Rio Grande da Serra, a Ordem de Serviço que marca o início da primeira obra do PAC Mobilidade na região, resultado de articulação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC junto ao governo federal. Com investimentos estimados em R$ 39 milhões estão previstas a pavimentação e sinalização de vias com prioridade para o transporte coletivo, a construção de ciclovias e calçadas acessíveis, além da realização de obras de drenagem e construção de muros de contenção.

“As obras serão iniciadas hoje e em um mês estarão a todo vapor”, previu o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, que terá como meta a conclusão dos trabalhos em 12 meses. O prefeito destacou esperar do ministro “a mesma agilidade para com os projetos dos demais municípios da região”, uma vez que apesar de pouco tempo à frente da pasta, Kassab já mostrou compromisso com as demandas regionais.

No dia 9 de fevereiro, o ministro já havia participado da assembleia mensal de prefeitos no Consórcio, anunciando na ocasião a abertura de um canal direto entre os prefeitos e as Secretarias Nacionais de Transporte e Mobilidade Urbana, Habitação, Saneamento Ambiental, e Acessibilidade e Programas Urbanos para acelerar a continuidade dos projetos.

Gilberto Kassab lembrou em seu discurso no ato de hoje que “a obra não atenderá isoladamente Rio Grande da Serra, mas está inserida num pacote de obras para toda a região”, anunciadas em agosto de 2013 pela Presidenta da República Dilma Rousseff. “Significa que temos um governo que honra compromissos”, afirmou. O ministro parabenizou os prefeitos pela união, lembrando a importância do Consórcio para o ABC. “É impressionante como esse Consórcio consegue transmitir unidade e com isso ganha força política”, ressaltou.

Na mesma linha, o Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Dario Lopes, enfatizou a importância das obras para a mobilidade e segurança dos cidadãos e declarou seu respeito ao papel do Consórcio. “É um exemplo para o Brasil de articulação para servir a um grupo de municípios”, disse.

Além do anfitrião do evento e presidente do Consórcio, Gabriel Maranhão, estiveram presentes ao ato em Rio Grande da Serra o vice-presidente da entidade e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e os prefeitos Carlos Grana (Santo André), Lauro Michels (Diadema), Donisete Braga (Mauá) e Paulo Pinheiro (São Caetano do Sul). Também participaram o Superintendente da Regional ABC da Caixa Econômica Federal, Everaldo Coelho da Silva, e o Gerente Regional de Governo da CEF, Gilnei Peroni, entre outros representantes da instituição.

Projetos

A construção do corredor em Rio Grande da Serra deverá ser seguida por projetos de Mobilidade em outras cidades da região que encontram-se em análise de documentação na Caixa Econômica Federal. Apenas em sua primeira etapa, o PAC Mobilidade no ABC terá investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão, com recursos de R$ 876 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) e FGTS, além de contrapartida de R$ 139 milhões dos municípios e R$ 31,6 milhões para projetos que serão elaborados através do Consórcio para uma segunda etapa que terá investimentos federais calculados em mais R$ 1,1 bilhão.

As obras em Rio Grande da Serra envolverão a pavimentação da Rua Guilherme Pinto Monteiro, Rua Espírito Santo e Avenida dos Ipês, até a Av. Kaethe Richers; os corredores da Rua Prefeito Cido Franco e também da Av. D. Pedro I, Rua Pref. Carlos José Carlson, Rua Pastor Aquilino Sartori e Rua José Maria Figueiredo; e a pavimentação da Av. José Bello, Rua José Carlos Pace e Rua Valeriano Carreria Gonçalves, Rua Marechal Castelo Branco e Rua Ana Bela. A verba federal virá do Orçamento Geral da União (OGU).

Versão do sistema: 2.0.0 - 16/05/2024

Portal atualizado em: 17/05/2024 19:00:23