Domingo, 19 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Terça-feira, 24 de Fevereiro de 2015

Ato em Rio Grande da Serra marca início da primeira obra do PAC Mobilidade no ABC

Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, volta à região na quarta-feira (25), para assinatura de Ordem de Serviço da construção de corredor de ônibus

O início da primeira obra do PAC Mobilidade na região, fruto de articulação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC junto ao governo federal, será anunciado nesta quarta-feira (25) em Rio Grande da Serra. Com investimentos estimados em R$ 39 milhões, a construção do corredor de transporte coletivo naquele município, terá Ordem de Serviço assinada nesta data em ato que contará com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

O presidente de Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, e os demais prefeitos da região também prestigiarão o evento. O ato de assinatura da OS acontecerá, às 16h, na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizado na Rua do Progresso, 700, Centro de Rio Grande. A última etapa para o início da obra aguardava formalização desde o dia 9, quando Kassab participou da assembleia mensal de prefeitos e confirmou a homologação da Síntese de Projeto Aprovado (SPA) para o município.

As obras em Rio Grande da Serra envolverão a pavimentação da Rua Guilherme Pinto Monteiro até a Av. Kaethe Richers; os corredores da Rua Prefeito Cido Franco e também da Av. D. Pedro I, Rua Pref. Carlos José Carlson, Rua Pastor Aquilino Sartori e Rua José Maria Figueiredo; e a pavimentação da Av. José Bello, Rua Natal Perilo, Rua José Carlos Pace e Rua Valeriano Carreria Gonçalves. A licitação para a obra já foi concluída.

A construção do corredor em Rio Grande da Serra deverá ser seguida por projetos de Mobilidade em outras cidades da região que encontram-se em análise de documentação na Caixa Econômica Federal. Apenas em sua primeira etapa, o PAC Mobilidade no ABC terá investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão, com recursos de R$ 876 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) e FGTS, além de contrapartida de R$ 139 milhões dos municípios e R$ 31,6 milhões para projetos que serão elaborados através do Consórcio para uma segunda etapa que terá investimentos federais calculados em mais R$ 1,1 bilhão.

Durante o encontro do dia 9 no Consórcio, o ministro Kassab se comprometeu, também, em abrir um canal direto dos sete prefeitos com as Secretarias Nacionais de Transporte e Mobilidade Urbana, Habitação, Saneamento Ambiental, e Acessibilidade e Programas Urbanos para agilizar a continuidade dos projetos.

Serviço

Ato de Assinatura da Ordem de Serviço da Primeira Obra do PAC Mobilidade no ABC, com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab

25 de fevereiro, quarta-feira, às 16h

Local: Fundo Social de Solidariedade