.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio cobra Plano de Emergência em reunião do Comitê de Crise Hídrica

Consórcio cobra Plano de Emergência em reunião do Comitê de Crise Hídrica


Consórcio cobra Plano de Emergência em reunião do Comitê de Crise Hídrica

Na primeira reunião do Comitê de Crise Hídrica, realizada hoje (13) na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado, em São Paulo, os prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo cobraram do governo estadual a elaboração de um Plano de Emergência prevendo ações para preparar as cidades diante do risco de um eventual rodízio de água. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC foi representado pelo secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo do Campo, João Ricardo Guimarães Caetano, indicado na última assembleia de prefeitos para o acompanhamento da questão.

“Insistimos na necessidade de um Plano de Emergência e de um Plano de Comunicação que nos prepare para um cenário de racionamento, de rodízio”, ressaltou Caetano após a reunião. Segundo o secretário, apesar da resistência inicial por parte do secretário estadual de Recursos Hídricos, Benedito Braga, o governador Geraldo Alckmin acabou anunciando a elaboração do plano emergencial.

Ao final do encontro, o governador admitiu a gravidade da crise hídrica. “Não se pode dizer que não vai ter rodízio”, afirmou. Em seguida, Geraldo Alckmin confirmou o atendimento à reivindicação dos Consórcios e prefeitos da Região Metropolitana presentes ao encontro: “Teremos um plano de contingência no caso de precisar de rodízio”, acrescentou.

A próxima reunião do Comitê deve acontecer em três semanas para o detalhamento final das propostas. A previsão é de que o Plano de Emergência seja apresentado em um mês com participação dos municípios, que proporão ações para enfrentar o problema e medidas para evitar que serviços prioritários, como escolas, hospitais, delegacias e unidades prisionais sejam afetados. O tema também será rediscutido na próxima assembleia de prefeitos do Consórcio.

Billings

A segunda reunião do Comitê deverá tratar de outra preocupação manifestada na última assembleia de prefeitos do Consórcio: a retirada de maior volume de água da Represa Billings para abastecer os Sistemas Alto Tietê e Guarapiranga. A proposta implica em possível bombeamento de água do Rio Pinheiros para suprir o déficit provocado pela retirada, aumentando a contaminação da represa.

“De acordo com o governador, existe um plano em andamento, mas não foram apresentados os detalhes. Por isso a importância de ter um Plano de Emergência, principalmente para garantir o abastecimento nos serviços essenciais”, declarou João Ricardo Caetano.

 

Foto: Edson Lopes Jr. - A2 Fotografia

 

497 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.