Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Domingo, 28 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Segu
29/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Terç
30/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 22 °C
Índice UV
7.0
Quar
01/05
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 22 °C
Índice UV
7.0

Obras - Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio assina convênio de cooperação técnica com UFABC

Consórcio assina convênio de cooperação técnica com UFABC


Consórcio assina convênio de cooperação técnica com UFABC

Os prefeitos do ABC formalizaram hoje (12) parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), por meio de Termo de Cooperação Técnico-Científico (TCTC), instrumento do Ministério da Educação que permite o apoio de instituições de ensino na realização de pesquisas para órgãos públicos. A assinatura aconteceu durante a primeira reunião dos chefes do Executivo em 2015, no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, marcando o último ato da gestão do Prefeito Luiz Marinho à frente da entidade no biênio 2013/14.

O novo presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, exaltou o papel da universidade no progresso das ações prioritárias do Plano Plurianual Regional Participativo (PPA). ‘’Queremos continuar essa parceria para a construção e continuação do PPA. Ele deve seguir se atualizando, e a universidade pode contribuir muito com isso’’, declarou.

O reitor da universidade, Klaus Capelle, se mostrou otimista com a formalização do termo e reiterou o compromisso da instituição para com o desenvolvimento regional. “Esse convênio tem tudo para se tornar uma marca da atuação da UFABC”, disse.

Durante a Assembleia Geral dos prefeitos realizada em setembro do ano passado, a formalização da parceria foi discutida e aprovada pelos prefeitos. Na ocasião, foi determinado que a instituição iria desenvolver inicialmente quatro produtos: a construção de um Observatório de Políticas Públicas, que pretende aperfeiçoar as informações dos municípios; a elaboração de um Plano Diretor Regional sob uma perspectiva de integração metropolitana; a produção de um Diagnóstico Habitacional Regional para dimensionar as necessidades habitacionais do ABC e, por fim, a elaboração de cartas geotécnicas de aptidão à urbanização para Mauá e Santo André, visando a Gestão Compartilhada de Riscos.

‘’A UFABC cumpre papel determinante no debate do futuro da região e com esse convênio poderá dar ainda maior contribuição do que tem dado até agora”, observou o ex-presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, mostrando estar convicto dos frutos da cooperação.

Para o Secretário-Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, o convênio institucional com a universidade irá possibilitar a execução de projetos prioritários apontados pelo PPA. ‘’Nós consideramos a formalização do termo de cooperação com a UFABC um avanço do ponto de vista institucional, já que coloca à disposição do Consórcio uma série de competências técnicas que a universidade tem a oferecer à entidade e às políticas públicas regionais’’, disse.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

357 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.