Domingo, 28 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2015

Consórcio assina convênio de cooperação técnica com UFABC

Os prefeitos do ABC formalizaram hoje (12) parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), por meio de Termo de Cooperação Técnico-Científico (TCTC), instrumento do Ministério da Educação que permite o apoio de instituições de ensino na realização de pesquisas para órgãos públicos. A assinatura aconteceu durante a primeira reunião dos chefes do Executivo em 2015, no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, marcando o último ato da gestão do Prefeito Luiz Marinho à frente da entidade no biênio 2013/14.

O novo presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, exaltou o papel da universidade no progresso das ações prioritárias do Plano Plurianual Regional Participativo (PPA). ‘’Queremos continuar essa parceria para a construção e continuação do PPA. Ele deve seguir se atualizando, e a universidade pode contribuir muito com isso’’, declarou.

O reitor da universidade, Klaus Capelle, se mostrou otimista com a formalização do termo e reiterou o compromisso da instituição para com o desenvolvimento regional. “Esse convênio tem tudo para se tornar uma marca da atuação da UFABC”, disse.

Durante a Assembleia Geral dos prefeitos realizada em setembro do ano passado, a formalização da parceria foi discutida e aprovada pelos prefeitos. Na ocasião, foi determinado que a instituição iria desenvolver inicialmente quatro produtos: a construção de um Observatório de Políticas Públicas, que pretende aperfeiçoar as informações dos municípios; a elaboração de um Plano Diretor Regional sob uma perspectiva de integração metropolitana; a produção de um Diagnóstico Habitacional Regional para dimensionar as necessidades habitacionais do ABC e, por fim, a elaboração de cartas geotécnicas de aptidão à urbanização para Mauá e Santo André, visando a Gestão Compartilhada de Riscos.

‘’A UFABC cumpre papel determinante no debate do futuro da região e com esse convênio poderá dar ainda maior contribuição do que tem dado até agora”, observou o ex-presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, mostrando estar convicto dos frutos da cooperação.

Para o Secretário-Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, o convênio institucional com a universidade irá possibilitar a execução de projetos prioritários apontados pelo PPA. ‘’Nós consideramos a formalização do termo de cooperação com a UFABC um avanço do ponto de vista institucional, já que coloca à disposição do Consórcio uma série de competências técnicas que a universidade tem a oferecer à entidade e às políticas públicas regionais’’, disse.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38